Mapa não está disponível

Título Rodas de Diálogos articulados sobre Educação, Memória e resistência Negra na Contemporaneidade

Tema - Território Praça José de Alencar S/N, Largo do Pelourinho

Lema A vida não é mercadoria, Com educação e memória preservamos resistimos e transformamos

Descrição / Relato

Atividade: Rodas de Diálogos articulados sobre Educação, Memória e resistência Negra na Contemporaneidade
Categoria Temática: Ancestralidade, Terra e Territorialidade
Lema: Com educação e memória resistimos, preservamos e transformamos
Local: da Atividade: Igreja de Nossa Senhora do Rosário às Portas do Carmo, Irmandade dos Homens Pretos (Praça José de Alencar S/N, Largo do Pelourinho, Salvador, Bahia, Brasil)
Data: 17/03/2018
Horário: 14 às 17hs
Público Estimado: 300 participantes
Objetivo Geral: Refletir a partir do FSM, sobre educação, memória e resistência em temos contemporâneos nessas entidades (Irmandade do Rosário, Sociedade Protetora dos Desvalidos). Estabelecendo diálogos pertinentes sobre seus legados, histórias, articulações sociais, contribuições para ampliar as discussões e o debate democrático do Fórum Social Mundial do ano de 2018.
Objetivos Específicos:
Colaborar nas discussões e ações do FSM de 2018.
Refletir sobre as formas de resistência da comunidade negras, os processos educativos que colaboram para a preservação da memória e na contemporaneidade.
Divulgar os legados históricos, religiosos, culturais, sociais e educativos dessas entidades.
Participações motivadoras:
Irmandades negras em tempos contemporâneos: educação e memória como estratégias de resistência. Anália Santana (V. O. 3ª Rosário às Portas do Carmo-Irmandade dos Homens Pretos / Mestra em Educação e Contemporaneidade)

As Redes como estratégias de resistência, consignadas durante o processo de violação dos direitos sociais do povo negro, desde África até a contemporaneidade. Ligia Margarida Gomes (Presidente da Sociedade Protetora dos Desvalidos-SPD)

Memória histórica de uma vida em busca de liberdade e justiça. Almir Menezes (V. O. 3ª Rosário às Portas do Carmo-Irmandade dos Homens Pretos / Líder de Movimentos Sociais)

Organizações Parceiras: V. O. T do Rosário de Nossa Senhora às Portas do Carmo (Irmandade dos Homens Pretos), Sociedade Protetora dos Desvalidos (SPD).

A Venerável Ordem Terceira do Rosário de Nossa Senhora às Portas do Carmo (Irmandade dos Homens Pretos) com 333 anos é uma entidade religiosa católica, que agrega homens e mulheres negros. Há registros de que “desde 1604” ela funcionava “na Sé” (OTT, 1968, p. 121), ou seja, nos porões da antiga igreja da Sé, mas o registro oficial é de 1685, quando do registro do primeiro compromisso. Fundada por negros Congos e Angolas, mas também, sempre admitiu forros, jejes e crioulos. É uma das irmandades negra, mais antiga de que se tem registro no país. Os irmãos do Rosário lutaram por uma sede própria, pois a Irmandade funcionava no centro da igreja colonial. Em 1696, o terreno foi doado pelo Rei de Portugal através do alvará de 14/04/1696. Na Atualidade, a Irmandade desenvolve diversas atividades religiosas e culturais no que tange à religiosidade católica, preservação do patrimônio e da memória, seminários, mesas redondas, apresentações artísticas, retiros, ajuda e vistas aos irmãos doentes, viagens culturais, participação em diferentes atividades que fortaleçam a identidade negra e as raízes culturais africanas.
A Associação Protetora dos Desvalidos (SPD) tem um legado cultural e histórico de luta em Salvador. São 183 anos de compromisso com a militância por igualdade racial e resistência com honradez aos desafios impostos por um processo excludente. Foi formada em 1832, durante o período escravocrata, por um grupo de homens negros livres, liderados por Manoel Victor Serra, inspirados na tríade de caridade, solidariedade e fraternidade. A SPD surgiu com intuito de comprar cartas de alforria para negros escravizados, prevenir e evitar situações de indigências de seus familiares e de promover o direito inalienável do ser humano: ser livre!
Hoje a associação tem por objetivo, preservar e fortalecer o legado histórico deixado pelos ancestrais, através de ações educativas e sociais de desenvolvimento e valorização da cultura afro-brasileira, prestar serviços aos associados como orientação social, jurídica e apoio psicológico, realizar seminários, encontros e reuniões que contribuam para o empoderamento e protagonismo da população negra, de modo especial as mulheres negras, por serem elas a base social da pirâmide excludente da nossa sociedade.
O Diálogo corrobora positivamente e coaduna com os objetivos do FSM de 2018. As articulações que fazem na sociedade contemporânea, tendo a educação como pilar principal para preservação da memória, do patrimônio material e imaterial, bem como as articulações para a resistência negra em temos contemporâneos. Seus saberes, memórias, histórias compartilhadas são imprescindíveis na atual conjuntura do Brasil e do mundo.
Nesse contexto, articulando estas entidades importantes, propomos a Rodas de Diálogos articulados sobre Educação, Memória e resistência Negra na Contemporaneidade, com o propósito de articular as discussões e reflexões, compartilhadas com o público diversificado e mundial participante do Fórum Social Mundial 2018.

Data/hora
Date(s) - 17/03/2018
14:00 - 17:00 .

Localização
Igreja de Nossa Senhora do Rosário às Portas do Carmo, Irmandade dos Homens Pretos (Praça José de Alencar S/N, Largo do Pelourinho)


Contato

Deixe uma mensagem e etornaremos o mais rápido possível. You can send us an email and we'll get back to you, asap./puede enviarnos un correo electrónico y nos comunicaremos con usted lo antes posible./vous pouvez nous envoyer un email et nous reviendrons vers vous, dès que possible.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account