Histórico – O Fórum Social Mundial nasceu em 2001 por organizações e movimentos sociais que, a partir de uma proposta inicial, se auto-convocaram e mobilizaram para um grande encontro em Porto Alegre, em contraposição ao neoliberalismo representado pelo Fórum Econômico Mundial, que ocorria ao mesmo tempo em Davos, na Suiça.
Os acontecimentos mundiais que sucederam ao primeiro FSM chocaram-se com os anseios de paz da humanidade. No mesmo ano 2001 vieram abaixo as Torres Gêmeas. E em nome de combater o terrorismo, o Ocidente capitaneado pelos EUA passou a justificar novas guerras e semear novas formas de terror, a estigmatizar povos inteiros por suas etnias e culturas e a perseguir violentamente os imigrantes. Armou-se sem hesitar para combater justamente a diversidade que o FSM nasceu para celebrar.
Contra tudo isso, as lutas reunidas no FSM conseguiram impulsionar mudanças e apontar caminhos. hoje seriamente ameaçados. Na América Latina, em especial, foram possíveis experiências mais democráticas, de ascensão de forças populares, de indígenas e trabalhadores, ou mais progressistas, aos governos. E contra as quais também se organizaram todas as forças conservadoras.
Com as primeiras edições em Porto Alegre (2001, 2202, 2003 e 2005), o FSM percorreu o mundo com encontros em Mumbai, Caracas, Karashi, Bamako, Nairobi, Belém, Dacar, Tunis e Montreal. Além de edições temáticas, regionais, continentais.
Ao Norte da África, a construção de duas edições mundiais foi parte dos acontecimentos da chamada Primavera Árabe. No Canadá, têve pela primeira vez sua realização em um país do Norte, com forte protagonismo da juventude.
O FSM volta ao Brasil após uma fase de intensos debates sobre o futuro das lutas sociais e do próprio processo FSM, com a perspectiva de servir aos movimentos de resistência contra o avanço das forças neoliberais e suas investidas contra as jovens democracias na América Latina. Próxima etapa: março de 2018.
Leia também a Carta de Princípios do Fórum Social Mundial
Another World – a peaceful and harmonious world is definitely possible with just a small change in the perceptions of people in power and those who aspire to lead mankind. I believe the World Social Forum provides that platform and environment.
Please keep me in the loop.
It is rare for me to uncover something on the web thats as entertaining and intriguing as what you have got here. Your page is sweet, your graphics are great, and whats much more, you use source that are relevant to what youre saying. That you are undoubtedly one in a million, well done! ddggabegfefadbae
La carta de prinicipio es el documento clave en el proceso FSM y es bueno poder intercambiar entre participantes en el proceso sobre como la leemos
Aqui esta una “coloreacion” de la carta de principios http://openfsm.net/projects/ic-methodology/charter-fsm-wsf-es-colorized
Los colores distinguen 4 tipos de contenidos en los 14 articulos de la carta
DEFINICIONES SINTETICAS del proceso FSM : lo que es , lo que no es >> en amarillo
VALORES Y METAS DE LOS PARTICIPANTES en el proceso FSM >> en anaranjado
ACCIONES ALTERNATIVAS / INICIATIVAS DE LOS PARTICIPANTES para otro mundo posible >> en azul
PARA QUE SIRVE el PROCESO FORO Y COMO FUNCIONA >> en roseado
Esta coloreacion puede servir como punto de partida para inercambios sobre la carta