Title O MUNICÍPIO E A CIDADE QUE SE TEM, E A QUE DESEJA-SE: DESENHANDO E CONSTRUINDO LUGARES
Axe - Territory
Slogan GT cultura contato, Nothing about us, without us!
Descrição / Relato
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA – UFU
LABORATÓRIO DE GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO POPULAR – LAGEPOP
Instituto de Geografia – IG
Fórum de Educação Popular – FREPOP (GT Nacional)
FORUM SOCIAL MUNDIAL
RESISTIR É CRIAR RESISTIR É TRANSFORMAR
Salvador, BA, 13 a 17.03.2017.
O F I C I N A – O MUNICÍPIO E A CIDADE QUE SE TEM, E A QUE
DESEJA-SE: DESENHANDO E CONSTRUINDO LUGARES
FSM 2018 – Eixo 7: Direito à Cidade / Lema: Nada sobre nós, sem nós!
O dia de realização da Oficina será 15.03.2018 – Quinta-feira
Coordenação
Luiz Gonzaga Falcão Vasconcellos – Geógrafo Urbanista e Professor – falcao@ufu.br
Professor do Instituto de Geografia / UFU, coordenador do LAGEPOP / Instituto de Geografia / UFU e integrante do Grupo de Estudos de Educação Popular – GEEP. Celular 34 / 99229-4513.
Possíveis Oficineiras/os
● Amanda Severino Muniz, graduanda em Direito e integrante do Grupo de Estudos de Educação Popular – GEEP, do LAGEPOP / Instituto de Geografia / UFU. Celular 34 / 99151-4504.
● Cleonice Batista da Silva, analista educacional – SEE – MG – SRE e integrante do Grupo de Estudos de Educação Popular – GEEP, do LAGEPOP / Instituto de Geografia / UFU. Celular 34 / 99954-1825.
● José Pereira Borges, técnico da educação – SEE – MG – SRE e integrante do Grupo de Estudos de Educação Popular – GEEP, do LAGEPOP / Instituto de Geografia / UFU. Celular 34 / 99780-4156.
1. HORÁRIO (O dia de realização da Oficina será 15.03.2018 – Quinta-feira)
08h: 00min / 12h: 00min e 14h: 00min / 18h: 00min (carga horária 8 horas)
2. LOCAL
É importante se conseguir um local em que tenha carteiras em condições de se usar o seu tampo, bem como sejam facilmente deslocáveis.
Destacamos também de que o recinto da Oficina seja minimamente confortável, tendo em vista o tempo de permanência e as atividades a serem desenvolvidas.
3. PÚBLICO ALVO
Todo/a participante do Fórum e em especial professores e professoras dos ensinos fundamental, médio e superior, particularmente das redes públicas; estudantes universitários/as; lideranças e dirigentes de associações comunitárias, etc. e interessados/as em geral.
4. VAGAS
O numero máximo de vagas para participação integral da Oficina é para 60 (sessenta) pessoas.
5. COLABORADORES/AS
3 (três) pessoas voluntárias e que tenham interesse e perfil e disposição para atuarem colaborativamente no desenvolvimento das atividades.
6. OBJETIVOS E CONTEÚDOS
A Oficina “O MUNICÍPIO E A CIDADE QUE SE TEM, E A QUE SE DESEJA: DESENHANDO E CONSTRUINDO LUGARES”, tem como objetivo expor as concepções filosóficas e metodologias adotadas na formulação e desenvolvimento do Projeto “Oficina de Desenho Urbano: As Crianças, os Jovens e a Cidade”, realizados em várias etapas entre 2001 e 2008 na Universidade Federal de Uberlândia – UFU, e nas últimas em conjunto pelo Laboratório de Ensino de Geografia – LEGEO / Instituto de Geografia, com apoio Pró-Reitoria de Extensão, Culturas e Assuntos Estudantis – PROEX e da Diretoria de Culturas – DICULT (PROEX).
Na atividade pretende-se também tecer considerações e dialogar sobre os resultados e as produções do Projeto, ao mesmo tempo em que serão realizadas com as/os participantes experimentações e vivências com a elaboração de desenhos, a partir da consigna “O município e a cidade em que você vive e a que gostaria de construir”, levando-se em conta a importância da educação continuada no âmbito da educação e da cidadania.
É importante destacar que, no desenvolvimento da Oficina será trabalhada formulação por parte dos/as participantes, de proposições para o município e a cidade como espaços de afirmação da luta social, de outras formas de inclusão social com elevada qualificação, da troca de saberes entre educandos e educadores/as e outros/as participantes.
Ao final da Oficina, cada participante levará consigo cópia das proposições surgidas, bem como seu/s desenho/s, com o compromisso de buscar sensibilizar outras pessoas no intuito do empreendimento de ações cúmplices e parceiras na perspectiva da “construção de lugares e cidades plurais”, solidárias e com oportunidades e benefícios para toda sua gente.
7. CRONOGRAMA / ATIVIDADES
08h00min / 09h00min h – Primeiro momento
Caminhos, Paisagens e Retratos – Concepções
filosóficas e metodologias.
09h00min / 09h30min h – Segundo momento
Diálogos – Esclarecimentos, comentários e acréscimos.
09h30min / 09h45min h – Café
09h45min / 11h15min h – Terceiro momento
Vídeo “DesenhosCidadesDesejos” – 19 min
11h15min / 11h45min h – Quarto momento
Papeando a partir do Vídeo
11h45min / 12h00min h – Quinto momento
Avaliações preliminares e ajustes se forem o caso.
12h00min / 14h00min h – Almoço
14h00min / 14h45min h – Sexto momento
Desenhando, Inventando e Construindo-Reconstruindo Cidades.
(Individual).
14h45min / 16h00min h – Sétimo momento
Escutando e Conversando com Desenhos (Grupos).
16h00min / 16h15min h – Café
16h15min / 17h30min h – Oitavo momento
Exposições das Proposições (Relatores) e Diálogos ao final
17h30min / 18h00min h – Nono momento
Avaliações
8. Observações
Sexto Momento
Com caneta esferográfica preta e papel sulfite A4, realizar individualmente quantos desenhos quiser, sob o tema: “A cidade quem se tem e a cidade que se deseja”, se identificado no verso da folha (nome, sexo, idade, instituição em que atua e tipo da mesma), e ainda o número do grupo (seis grupos) no qual irá participar no Sétimo Momento.
Sétimo Momento
De acordo com o número que lhe for atribuído, cada participante integrará um dos seis grupos. Cada grupo deve escolher seu /sua coordenador /a e relator /a. De posse dos desenhos diversos daqueles desenhados pelos integrantes do grupo, será procedido o exercício “Escutando e Conversando com Desenhos”. Cada grupo deve identificar as proposições advindas dos desenhos, para a cidade como espaço de afirmação da luta social, de outras formas de inclusão, de troca de saberes e de sociabilidades, etc. O /A relator /a auxiliado / a pelo coordenador /a, deverá elaborar por escrito a síntese das proposições, constando da mesma o nome dos participantes do grupo.
Oitavo Momento
Neste momento cada uma dos /as relatores /as terá um tempo para expor as proposições de seu grupo, entregando ao final a síntese das mesmas.
9. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
Conforme previsto, durante as atividades será apresentado o vídeo “DesenhosCidadesDesejos” (19 minutos – VHS – Uberlândia – Primavera de 2004), uma das produções do Projeto. Este vídeo está estruturado em cinco blocos, a saber: 1) Diário da Cidade – eu sou a manhã, eu sou à tarde, eu sou à noite – eu sou a cidade a desenhar novos roteiros e construir novos personagens; 2) Observações sobre a cidade; 3) O som da cidade pelo corpo de quem a habita; 4) DesenhosCidadesCidadesDesenhos; 5) Caminhando pela muitas cidades. Seu conteúdo aponta para a ideia de que olhar e perceber a cidade – cidades e propor cidade – cidades, é um olhar-proposição humano, tecido e construído pelas culturas nas quais se vive, em constante interação com seus “meios”, “nadando, mergulhando, voltando à tona e tornando a mergulhar”, em contínuo movimento-processo; adensados pelas inumeráveis histórias pessoais e coletivas.
Em termos gerais, o Projeto teve suas realizações apresentadas em eventos locais, regionais, nacionais, Encontro Nacional de Geógrafos – ENG (diversas edições), Simpósio Nacional de Geografia Urbana – SINPURB (diversas edições) e no Fórum Social Mundial (Policêntrico de Caracas – Venezuela – 23 a 29 de Janeiro de 2006).
O Projeto teve como produções, livro impresso “Oficina de Desenho Urbano: Desenhando e Construindo a Cidade no Cerrado” (100o exemplares, 2002), livro digital “Oficina de Desenho Urbano: Desenhando e Construindo a Cidade no Cerrado” (1000 exemplares em Cd Rom, 2004) Vídeo “DesenhosCidadesDesejos” (500 cópias, 2004), e a coleção de três cartelas sanfonadas contendo onze postais cada, denominada “Conversas de Desenho com Desenhos” (CidadeCidadesCidadeCidades, Cidade em que se vive e cidade que se que se gostaria de construir e RelidadesDesejosRealidadesDesejos), com tiragem de 500 coleções (2006). Esse material foi socializado de forma diversifica, atingindo as diversas regiões brasileiras, e mesmo outros lugares no exterior.
10. MATERIAIS DIVERSOS NECESSÁRIOS
20 fls. papel Kraft claro
01 rolo de fita crepe
300 fls. de papel sulfite A4
60 / 100 esferográficas pretas cristal – marca BIC (só serve esta marca)
200 cópias xerox
01 rolo de barbante oito fios
10 dúzias de pregador de roupa de madeira
25 transparências para retroprojetor (caso não haja os computadores)
05 jogos com seis canetas coloridas, para retroprojetor ponta fina (caso não haja os computadores).
01 jogo de pincéis para quadro branco (se houver quadro branco)
01 apagador para quadro branco (se houver quadro branco)
02 frasco de cola branca média
02 bastões de cola
02 tesouras grandes
20 envelopes saco para papel ofício A4
Pen drive ou CD para gravar os resultados dos “diálogos” com os desenhos, e depois apresentar pelo data show.
11. EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES
Computador – not book (2 ou 3)
Data Show
Retroprojetor (caso não haja computadores e data show)
Vídeo (caso não tenha data show)
Televisão (caso não tenha data show)
Quadro branco para escrever (substitui o quadro de giz)
Tela para projeção
———————————————————-
Universidade Federal de Uberlândia – UFU / Instituto de Geografia
Laboratório de Geografia e Educação Popular – LAGEPOP
Campus Santa Mônica, Bloco 1H – Sala 1H11 – Santa Mônica.
38400-902 Uberlândia – MG – Tels. 34 / 3291-5983 e 3291-5984 lagepop@ig.ufu.br
Responsável pela proposta da Oficina:
O MUNICÍPIO E A CIDADE QUE SE TEM, E A QUE SE DESEJA: DESENHANDO E CONSTRUINDO LUGARES.
Prof. Luiz Gonzaga Falcão Vasconcellos – Coordenador do LAGEPOP
E-mail: falcao@ufu.br – Tel. Celular: 34 / 99229-4513
Data/hora
Date(s) - 15/03/2018
08:00 - 18:00
.