الخريطة غير متوفرة

Titre Saltamos Juntos - Opressão e realidade: Cenas de Teatro Fórum com integrantes do MSTB, criadas em oficina com o diretor Senegalês Diol Mamadou.

Thème - Territoire

Slogan Se morar é um privilégio ocupar é um direito!

Descrição / Relato

No dia 15 de março (quinta-feira), às 17h30, o Goethe-Institut Salvador-Bahia, a Fundação Rosa Luxemburgo e o MSTB apresentam “Saltando Juntos” cenas de teatro fórum criadas por integrantes do MSTB em oficina ministrada pelo diretor de teatro Diol Mamadou (Senegal), residente do Programa de Residências Artísticas Vila Sul do Goethe-Institut. A apresentação acontece em espaço aberto na Praça das Artes do Campus da UFBA em Ondina.

Criado para aliar o teatro à ação social, fazendo da arte instrumento de emancipação política, o Teatro do Oprimido faz com que a criação teatral deixe de ser apenas produto de consumo e se torne prática a serviço das lutas populares. Atualmente, esse método experimenta um paradoxal destino, no qual sua notória expansão mundial se combina, algumas vezes, à diluição de sua força enquanto prática crítica. Na roda de conversa deste encontro, serão apresentados exemplos de usos do Teatro do Oprimido junto a movimentos sociais de várias partes do mundo.

Em residência na capital baiana como residente do Programa de Residência Artística Vila Sul do Goethe-Institut Salvador-Bahia, com apoio da Fundação Rosa Luxemburgo, Diol Mamadou é diretor artístico do Teatro Fórum Kàddu Yaraax e criador do Festival Senegalês de Teatro Fórum. Nesta temporada, ele ministrou oficina para um grupo de integrantes do MSTB, tendo também conhecido suas ocupações e filosofia, compartilhando o modo como utiliza o teatro fórum como ferramenta de descolonização do teatro e de luta social no Senegal.

VILA SUL – Oficialmente inaugurado em novembro de 2016, o Programa de Residência Artística Vila Sul do Goethe-Institut Salvador-Bahia é o terceiro no âmbito geral das 159 unidades do Goethe-Institut existentes no planeta, e primeiro e único da rede no “sul global”, abaixo da Linha do Equador. Sua proposta é de fortalecer interlocuções entre o Brasil e demais países do hemisfério Sul a partir da presença de artistas de todo o mundo. A vinda dos residentes se baseia no seu interesse genuíno em questionamentos que abordem perspectivas do tema ou que promovam o diálogo entre países deste hemisfério. Além de vivenciar a cidade e o estado, os visitantes têm contato com produções e agentes culturais locais, num intercâmbio de referências, experiências e conhecimentos. Entre 2016 e 2017, 40 artistas e agentes culturais já experimentaram esta oportunidade. Atualmente, entre janeiro e março de 2018, mais quatro residentes estão hospedados: além de Mamadou, participam o escritor Boris Pofalla (Alemanha), a DJ Ipek (Alemanha/Turquia) e a artista multidisciplinar Paz Ortúzar (Chile).

Data/hora
Date(s) - 15/03/2018
16:30 - 17:30 .


Contato

Deixe uma mensagem e etornaremos o mais rápido possível. You can send us an email and we'll get back to you, asap./puede enviarnos un correo electrónico y nos comunicaremos con usted lo antes posible./vous pouvez nous envoyer un email et nous reviendrons vers vous, dès que possible.

Sending

Log in with your credentials

or    

Forgot your details?

Create Account