Título Água é vida, não mercadoria!
Tema - Território
Lema #avidanaoemercadoria, A vida não é mercadoria
Descrição / Relato
O Brasil abriga uma enorme riqueza de águas: aqui estão localizados os dois maiores reservatórios de águas subterrâneas do mundo: o Aquífero Guarani e o Sistema Aquífero Grande Amazônia – SAGA, além de abundantes recursos fluviais. Esse bem essencial à vida humana sempre fez parte do imaginário dos povos tradicionais como um ente sagrado, primordial à criação da vida e à produção de alimentos. Para a ONU, água e esgotamento sanitários são considerados direitos fundamentais desde 2010 e assegurar sua disponibilidade e gestão sustentável constitui o 6ª Objetivo de Desenvolvimento Sustentável.
Com a nova onda neoliberal no Brasil e no mundo e o avanço dos interesses econômicos sobre os recursos naturais, a universalidade do acesso humano à água e sua preservação entram em risco. Desde o golpe de Estado de 2015, o governo brasileiro tem pautado uma agenda de flexibilização dos marcos legais sobre água e saneamento e de incentivo ao investimento privado no setor. Nesse cenário, grandes empresas nacionais e internacionais passam a mirar a água e o saneamento como fonte de lucro. O resultado no Brasil são os cinco maiores grupos econômicos atuantes na área de saneamento controlando 85,3% do total de contratos do setor.
A oficina “Água é vida, não mercadoria!” pretende debater o atual cenário de mercantilização da água no país, com vistas a fomentar um debate crítico sobre a importância da preservação desse recurso pelo exercício do controle social, democrático, comunitário e sustentável da natureza. Esse espaço vem para convergir esforços com Fórum Alternativo Mundial da Água que acontecerá em Brasília, em sequência ao Fórum Social Mundial e que pretende ser um espaço de unificação da luta pela água como vida e direito.
Data/hora
Date(s) - 14/03/2018
13:00 - 15:45
.