Título (Des)caminhos do direito à cidade
Tema - Território
Lema Igualdade de Direitos uma agenda pendente
Descrição / Relato
A cidade é um bem comum e todos os seus habitantes têm direito de usá-la, ocupá-la e produzí-la de forma democrática, justa e sustentável. Assim pressupõe o Direito à Cidade. Em outras palavras, trata-se do direito que todo cidadão e cidadã tem de, não só ter atendidas suas necessidades de saúde, educação, moradia, mobilidade, cultura, dentre diversas outras, mas também de participar ativamente da construção e do uso da cidade. Nessa perspectiva, o Direito à Cidade se molda como um direito coletivo, onde a sociedade se encontra para transformar os espaços e os processos urbanos.
Mas, como se dá o Direito à Cidade hoje? Em qual nível temos esses direitos atendidos? Quantas São Paulos, Salvador, Nova York, diferentes existem hoje? Como o espaço urbano interage com as diversidades culturais, raciais, sexuais e sociais? Qual é a leitura e o uso que essas diversidades fazem da cidade?
Para provocar essas reflexões, o Instituto Pólis propõe uma aula aberta que acontece como uma intervenção no campus. A atividade começa com um jogo ao qual os participantes são convidados à refletirem sobre sua vivencia da cidade, seus direitos e as diferencias entre seu lugar de fala e dos outros participantes do Jogo. Os participantes participam do jogo com seus corpos, andando para frente e para trás como se estivessem se deslocando na cidade. Este jogo trará questionamentos sobre as diversas faces do Direito à Cidade. Paralelo ao jogo haverá totens com perguntas aos participantes sobre suas vivencias do direito à cidade, no qual terão que responder em um pequeno espeço de papel para resumirem suas respostas em poucas palavras.
A atividade acaba com uma roda de conversa sobre as reflexões suscitadas pelo jogo e as perguntas orientadoras dos totens.
A aula aberta pretende ser um ambiente interativo, onde participantes poderão dialogar, explorar e questionar, por meio do jogo e outras linguagens, o significado do Direito à Cidade e as diferenças na sua efetivação na vida de cada pessoa de acordo com sua identidade de gênero, raça, orientação sexual, classe social, dentre outros elementos.
Data/hora
Date(s) - 14/03/2018 - 15/03/2018
16:00 - 18:00
.