Titulo Doença Falciforme: Da África á Diaspora, diálogos para o enfrentamento ao Racismo na Saúde.
Tema - Territorio
Lema #racismoinstitutioncalnasaude, Racismo Institucional na Saude, Um Mundo sem Racismo
Descrição / Relato
Os Agentes de Pastoral do Brasil, entidade do Movimento social Negro fundada 13.03.1983, se propoe discutir a Doença de Anemia Falciforme e o Racismo na saúde, passando pela Diaspora Africa e a mortalidade da População Negra. Discutir os documentos ja existente de compromisso do Governo brasileiro para enfrentar a doença que atinge na sua maioria a População Negra, população esta que segundo o IBGE de 2014 corresponde a 53,6% da População Brasileira. A ONU proclamou a Decada Internacional de Afrodescendentes de 2015/2024, momento de avaliar medidas concretas de inclusão e combate ao racismo, à discriminação racial, à Xenofobia e á intolerancia.
Convidados:
Maria Zenó Soares – Presidente da Federação Nacional das Associações de Pessoas com a Doença de Falciforme.
Prof. Altair Lira – Mestre em Saúde Coletiva ISC/UFBA e Prof. do Instituto de Humanidades, Artes e Ciência Prof. Milton Santos – UFBA.
Prof. Maria Ines da Silva Barbosa – Doutora em Saúde Pública pela USP, trabalha com Gestão de Política Pública de Promoção de Igualdade Racial em genero e saude.
Maria Candida Queiroz – Consultora Tecnica – Ministério da Saúde – Política Nacional de atenção Integral às pessoas com doença Falciforme.
Convidado uma pessoa da Sociedade Civil com a Doença Falciforme.
Coord. da Roda de Dialogo e Relatoria
Representante dos Agentes de Pastoral Negros do Brasil –
Data/hora
Date(s) - 14/03/2018
10:00 - 12:00
.