Tema - Territorio
Lema
Descrição / Relato
A atividade de convergência abordará os 3 eixos na perspectiva da sua relação com a formação política, a contribuição para a emancipação e soberania dos povos. Neste sentido, buscará denunciar os ataques que estes três setores vem sofrendo diante do avanço do conservadorismo e das medidas neoliberais na América Latina, incluindo o contexto de golpe no Brasil, e promover uma reflexão sobre as consequências, do ponto de vista da manipulação da sociedade e da submissão dos cidadãos/ãs aos interesses do capital, quando a educação, a comunicação e a produção do conhecimento não são conduzidos de maneira democrática.
Para fomentar este debate, organizaremos umad roda de conversa com convidados/as que tem acompanhando de perto os ataques a esses três setores no contexto do golpe em que vive o Brasil e das ameaças de rupturas democráticas na América Latina.
Formato (2 horas no total)
Abertura e introdução da discussão: (5 minutos)
Rodada 1: Provocações iniciais sobre a importância e a relação dos setores da educação, comunicação e ciência com a democracia e a soberania dos povos (total: 20 minutos)
Debatedores/as:
– representante do FNDC (a definir) (5/7 minutos)
– representante do CEAAL: Rosa Zúñiga (5/7 minutos)
– represtante da USP: Marcos Sorrentino (5/7 minutos)
Rodada 2: Apresentação de casos concretos de ataques sofridos por esses setores e de iniciativas de resistência na região. Dois a três casos por setor (total: 35 minutos)
(cada entidade coorganizadora contata responsáveis por apresentar casos do seu setor)
– FNDC: caso 1 (desmonte da comunicação pública); caso 2 (violência e criminalização de comunicadores); caso 3 (manipulação da mídia hegemônica) (4 minutos por caso)
– CEAAL
– USP
Debate com o público geral. (45 minutos)
Conclusão: (15 minutos)
Data/hora
Date(s) - 14/03/2018
09:00 - 12:45
.