Título *Festival das juventudes
Tema - Território
Lema GT cultura contato
Descrição / Relato
O Festival das Juventudes
Para a edição do Fórum Social Mundial (FSM) 2018 propomos a realização de um festival das juventudes, atividade que pretende reunir no evento ações que envolvam participação artística, cultural e reflexiva sobre a condição de ser jovem. A intenção é promover uma celebração com jovens de diferentes realidades sociais, raciais e étnicas, que possam através das suas falas, mas também da música, dança, poesia, grafitagem, artes visuais, constituir-se em um espaço de trocas e intercâmbio cultural.
O Festival pretende desenvolver suas atividades a partir de dois eixos temáticos: a) relações raciais, identidade e gênero e b) artivismo e diversidade. A proposta é reunir representantes da cena juvenil de Salvador que possam discutir assuntos que fazem parte das lutas dos movimentos juvenis, e que envolve educação, militância, arte, comunicação e múltiplas linguagens. E contará com a parceria de grupos formados por jovens ligados às universidades, coletivos de arte e poesia, centros comunitários e outros engajamentos.
O objetivo do Festival é proporcionar trocas de experiências entre os participantes, no sentido de contribuir para a interação de jovens de diferentes contextos socioculturais, como por exemplo, jovens estudantes indígenas das Universidades Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), jovens estudantes africanos da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e jovens negros do bairro de Itapuã.
O Festival é o resultado da parceria realizada com pesquisadores e docentes da Universidade Católica do Salvador (UCSAL), UNILAB, UFBA, UFRB, coletivos de Itapuã. A proposta é que possa ser realizado no dia 14/03, das 14:00 às 19:00h. Tendo como sede a Casa da Música, localizada em Itapuã ou então o parque das exposições por ser o acampamento intercontinental da juventude (AIJ).
O Festival também estará apoiando outras atividades que serão desenvolvidas no FSM 2018, como o debate sobre Soberania Alimentar, o debate sobre Migração, Identidades em Trânsito e Juventude, o debate sobre Violência Policial, a mesa sobre África e Diáspora negras: práticas epistêmicas, filosóficas e políticas, realizadas pela UNILAB, e a marcha contra o racismo e das mulheres negras, organizadas pelas comissões da FSM.
As atividades do Festival serão desenvolvidas em dois momentos. No primeiro serão realizadas duas mesas com representantes sobre as questões tratadas nos eixos apresentados acima; e o segundo momento, será dedicado para a realização e trocas de manifestações artísticas e culturais, como apresentação de música, dança, poesia, exibição de filmes, animação, etc.
Festival da Juventude – 14/03 (14:00 às 19:00)
ATIVIDADES
14:00 / 15:30 h – Mesa 01 – Relações raciais, identidade e gênero
Participantes: Representante Feminária Musical, Coletivo UNILAB, Representante do movimento indígena estudantil (UFBA ou UFRB)
15:30 / 17:00 h – Mesa 02 – Artivismo e diversidade
Participantes: Una (deficiente física que trabalha com produção de vídeos, cartilhas e imagens sobre portadores de deficiência), movimento LGBT, Sarau do Bairro da Paz.
17:00 / 19:00 h – Trocas culturais e de saberes (exibições e apresentações artísticas e culturais)
Data/hora
Date(s) - 14/03/2018
14:00 - 20:00
.