Titre O Brasil na contramão: O mundo reestatizando e o Brasil privatizando
Thème - Territoire UFBA
Slogan Une autre économie arrive
Descrição / Relato
Nos últimos anos diversas cidades no mundo – em especial na Europa – vêm revertendo a tendência de privatização dos serviços públicos básicos. Ao contrário das políticas que estão sendo empregadas no Brasil e em maior parte da América Latina atualmente, que visam mercantilizar serviços e bens públicos, muitas regiões do mundo já passaram ou estão atravessando momentos de “reestatização” dos serviços públicos anteriormente privatizados.
Isso se credita ao fato de que após anos de experiências com o setor privado gerindo esses serviços, o poder público e a população perceberam a impossibilidade de um serviço público privatizado conseguir ao mesmo tempo gerar lucro para os empresários e um serviço justo de qualidade para a população. Sendo assim, muitas cidades em todo o mundo já reestatizaram serviços públicos como água, luz e saneamento. Uma vez que esses movimentos estão ocorrendo majoritariamente no âmbito municipal, utiliza-se também a palavra “remunicipalização” para este fenômeno (embora nenhum dos dois termos seja oficialmente reconhecidos no dicionário de português brasileiro).
A atividade, organizada pela Internacional de Serviços Públicos, também dialoga com o FAMA (que será realizado na sequência no Fórum Social Mundial) e tem como objetivo defender os serviços públicos universais de qualidade, colocando o povo sempre acima dos interesses do capital. Para isso, será realizado um seminário aberto, com exposição de estudos de caso recentes sobre o tema, com posterior debate aberto ao público.
Data/hora
Date(s) - 14/03/2018
16:00 - 19:15
.
Localização
UFBA