Título Peça de teatro "Quando o coração transborda"
Tema - Território
Lema L’art avant qu’il ne soit trop tard
Descrição / Relato
“Quando o coração transborda” estreou em 2015 com grande sucesso. Desde a estreia, já teve mais de 70 apresentações, com temporadas no DF e circulação nacional pelas cinco regiões do Brasil. As apresentações tem acontecido sempre em espaços de resistência que tem lutado para se manter em um momento tão hostil para a Arte no país.
“Quando o coração transborda” é resultado de um novo olhar sobre o trabalho do Esquadrão da Vida, criado por Ary Pára-raios, pai de Maíra Oliveira, há 38 atrás. A atriz percebeu como sua relação com seu pai e mestre influenciava seu fazer artístico e o trabalho da trupe. E decidiu que era preciso lançar um novo olhar para o futuro, sem perder os aprendizados do passado. Reverenciar a história, sem deixar de mirar a invenção do novo.
Foi então, repassando a história de sua relação com a arte, com o teatro e com seu pai e mestre, Ary Pára-Raios, que nasceu o roteiro de “Quando o coração transborda”. Na montagem, questões que envolvem a labuta diária do fazer teatral são expostas através das relações de atriz e mestre e de pai e filha, abrilhantando o olhar sobre o teatro e sua importância, bem como contribuindo para a discussão sobre o próprio fazer artístico e sua relevância para o momento atual.
O trabalho partiu da investigação de textos, memórias, cartas, músicas, poemas e imagens que fazem parte da trajetória do Esquadrão da Vida, da atriz e de seu pai. Em cena, um emaranhado de histórias e depoimentos que, juntos, compõem uma análise poética sobre a escolha profissional como artista.
“Quando o coração transborda” é uma peça intimista, criada para ser representada em pequenos teatros, com músicas executadas pela própria atriz. Maíra Oliveira toca viola caipira e violão e canta em cena, num grande encontro informal com a plateia. Lembrando sua história no teatro, as apresentações com o Esquadrão da Vida e com seu pai, as dificuldades vividas para chegar até este momento, Maíra deixou seu coração transbordar. Em cena.
Data/hora
Date(s) - 15/03/2018 - 17/03/2018
15:00 - 23:00
.