Mapa no disponible

Titulo Vamos América Latina! Sem medo de avançar!

Tema - Territorio

Lema La vida no es mercancía

Descrição / Relato

Vamos América Latina! Sem medo de avançar!

Vivemos uma conjuntura extremamente delicada na América do Sul. O avanço do conservadorismo político e ideológico pode ser observado sem grande esforço. Ameaças à democracia e a ofensiva contra direitos historicamente conquistados tornam-se a tônica de governos como os de Temer, Kuczynski e Macri. No Chile, o conservador Sebastián Piñera venceu as eleições, encerrando o ciclo “progressista” de Michele Bachelet. Trata-se de um período em que os grandes conglomerados internacionais investem fortemente na recuperação de suas taxas de lucro, incidindo diretamente nos Congressos e parlamentos de nosso continente.
No entanto, enquanto as camadas dirigentes guiam os países latino-americanos para o caminho da austeridade, pretensamente para “superar a crise”, observa-se um crescimento dos processos de resistência e mobilização popular nesses países. Nesse sentido, é flagrante o descompasso entre as decisões políticas e a situação real das classes trabalhadoras.
No Brasil, esse descompasso tem gerado importantes embates, como a luta contra a Reforma da Previdência, tentada a todo custo por um governo sem a legitimidade das urnas. O processo de enfrentamento à agenda da austeridade ocorrera mesmo antes do golpe institucional, durante o governo Dilma Rousseff. Naquele momento, a confluência de diversos grupos (partidos, centrais sindicais, movimentos populares e sociais) possibilitou a construção de uma Frente Nacional de Mobilizações, a Frente Povo Sem Medo, que tinha como foco a resistência à austeridade e o enfrentamento ao conservadorismo.
Após o golpe de 2016, as organizações da Povo Sem Medo convergiram para a construção de um processo mais amplo de debates e construção programática, entendendo que apenas o calor das lutas e do enfrentamento tão necessários, não seriam suficientes para superar os desafios de um cenário tão duro. Criou-se, já em 2017, a plataforma Vamos!
A Vamos! anuncia o objetivo de construir um programa popular e radical para o Brasil, estruturado em diferentes eixos e construído de forma aberta e participativa. Ao longo de 4 meses, foram 55 debates presenciais, realizados em 24 cidades do país, com mais de 100.000 interações no site. Os debates reuniram artistas engajados, sem-tetos, sem-terras, indígenas, LGBTs, religiosos, sindicalistas, intelectuais, ativistas, entre muitos outros e outras militantes. Essas várias vozes produziram um processo vivo de elaboração, conectado com as diversas formas de mobilização e luta em curso no país.
Em 2018, o objetivo da Vamos! é ampliar-se, essencialmente em dois eixos: as periferias brasileiras e o diálogo com experiências internacionais, com foco para a América Latina. No que diz respeito ao primeiro eixo, a Vamos! deverá se estender por bairros periféricos, ocupações, favelas e comunidades em forma de debates e atividades políticas e culturais, com o objetivo de incorporar especialmente as discussões e acúmulos acerca do “Bem Viver” e das formas alternativas de organização econômica e política a partir dos territórios.
Já no segundo eixo, o objetivo é estabelecer relações com experiências da esquerda latino-americana que, de acordo com suas especificidades, vai reconstruindo um paradigma de intervenção política à esquerda.

Proposta:
Diante do exposto, pretendemos participar da próxima edição do Fórum Social Mundial construindo a seguinte atividade:
Mesa: Vamos! América Latina, com expoentes da Nova esquerda latino-americana: Guilherme Boulos (MTST Brasil), Beatriz Sanchez (Frente Amplio – Chile, a confirmar) e Verónika Mendoza (Movimento Nuevo Peru, a confirmar), dentre outros nomes.

Data/hora
Date(s) - 16/03/2018
16:00 - 19:45 .


Contato

Deixe uma mensagem e etornaremos o mais rápido possível. You can send us an email and we'll get back to you, asap./puede enviarnos un correo electrónico y nos comunicaremos con usted lo antes posible./vous pouvez nous envoyer un email et nous reviendrons vers vous, dès que possible.

Enviando

Inicia Sesión con tu Usuario y Contraseña

o    

¿Olvidó sus datos?

Create Account