04/08: Lista de inscritos(as) para novo logo do FSM

Concurso para novo logo do Fórum Social Mundial (FSM 2018)  tem prazo prorrogado

Abertas quarta-feira (12)  as inscrições para o concurso que definirá o novo logo do Fórum Social Mundial 2018 foram prorrogadas até 02 de agosto, às 23h59.

A data inicial seria 22 de julho, mas houve argumentos de artistas gráficos interessados quanto à necessidade de prazo também de pesquisa sobre a identidade visual histórica do FSM.

O edital é voltado para artistas gráficos do mundo inteiro e está disponível no site www.fsm2018.org . A logo vencedora será escolhida por votação pela internet.

 

Elemento de identidade vem do primeiro logo do FSM

O mapa com América Latina e África no centro são marca histórica presente em diferentes logos e edições do FSM e estão entre os elementos – não obrigatórios – de inspiração.

 

Com o lema “Resistir é criar. Resistir para transformar.”, o Fórum Social Mundial (FSM), será realizado em terras baianas pela primeira vez, entre os dias 13 e 17 de março de 2018. O evento organizado pelo Coletivo Brasileiro e Comitê Internacional do FSM, reunirá centenas de movimentos, redes e organizações da sociedade civil de todo o mundo.

Segundo Rita Freire, que integra o Coletivo Brasileiro e o Fórum Mundial de Mídia Livre (FMML), o concurso é resultado do processo colaborativo de construção do FSM. “Esta iniciativa está alinhada com a dinâmica de construção do evento, que se propõe a ser colaborativa, autogestionada e horizontal”, pontou.

O concurso para escolha do logo do FSM tem uma etapa aberta ao envio das propostas, via internet, e depois uma consulta sobre os finalistas. Internautas poderão votar nos três logos escolhidos por um comitê do FSM e com isso eleger o logo vencedor.

Após a divulgação do resultado, o logo será utilizado em todos os materiais impressos e eletrônicos do FSM, assim como na sinalização do território.

Rumo a Salvador

A escolha de Salvador para sediar o evento foi anunciada durante o seminário nacional “Movimentos Brasileiros em Diálogo – Um Fórum Social Mundial na Bahia é possível?”, realizado nos dias 26 e 27 de maio e obteve o apoio unânime dos movimentos sociais de todo o Brasil, além de órgãos governamentais e da Universidade Federal da Bahia (Ufba), local onde as principais atividades do FSM serão realizadas.

Discutir e buscar alternativas viáveis para promover a transformação é um dos objetivos do FSM 2018, em busca de em um mundo mais justo e igualitário. Estima-se que cerca de 30 mil pessoas participem do evento. Representantes de entidades do Canadá, Finlândia, França, Alemanha, Tunísia, Marrocos, Guiné, Senegal, além de países Panamazônicos e representações nacionais já confirmaram presença no evento.

Para Damien Hazard, membro do Conselho Internacional do FSM e da Abong, o Fórum vem com o intuito de reinventar o pensamento utópico e dar “munições” aos movimentos.Por isso, participantes devem, segundo ele,  “s buscar estratégias de convergências, assim como meios que possam mudar esse mundo. Precisamos de um mundo com mais justiça social e ambiental”, afirma Hazard.

Território 2018

O Fórum Social Mundial se organiza em territórios na cidade sede e, desta vez, terá a Universidade Federal da Bahia (Ufba) como centro principal, ocupando cerca de 200 salas e dezenhas de anfiteatros. Mas também terá partes do território espalhadas pela cidade, a exemplo de teatros, escolas, espaços ao ar livre e espaços culturais de bairros que começam a se organizar para acolher o encontro mundial.

Sobre o Fórum Social Mundial

Trata-se deuma iniciativa da sociedade civil organizada, nascida em Porto Alegre (2001), é um encontro democrático que procura incentivar debates, articulações, o aprofundamento da reflexão coletiva, a formulação de propostas alternativas, a troca de experiências e a constituição de coalizões e de redes entre os movimentos sociais, coletivos autônomos, organizações baseadas em comunidades (OBCs), organizações não governamentais (ONGs) e outras organizações da sociedade civil (OSCs) que se opõem ao neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo capital.

O FSM se organiza propondo um encontro mundial a cada dois anos, sendo que nos anos de intervalo, fóruns temáticos descentralizados e autônomos são fortemente encorajados, com o objetivo de dar seguimento às articulações e reflexões críticas nos diferentes países e regiões. O último foi realizado no Canadá, em 2016.

Site e redes do FSM já estão ativos

Todas as informações sobre a construção do Fórum Social Mundial serão divulgadas por meio do site www.fsm2018.org e das páginas criadas em redes sociais. Procure sempre por fsm2018 e ajude a compartilhar as informações. Os resultados do concurso do logo serão divulgados nesses canais e também atrés de boletins de rádio que serão disponibilizados para as rádios comunitárias. O site já está fazendo contagem regressiva para o início do FSM. E tem link para as redes sociais. No alto da home e de cada página é possível ver claramente os links para as cinco línguas mais utilizadas no Fórum Social Mundial, o inglês, o francês, o espanhol, o árabe, além do português.

O concurso do logo do FSM é destinado ao Brasil mas seus resultados serão divulgados internacionalmente, e o logo vencedor será empregado nos materiais produzidos ou tranduzidos para os demais idiomas e também como selo em sites e folders de divulgação.

 

SERVIÇO

O que: Concurso de Logamarca para o Fórum Social Mundial 2018

Quando: inscrições de 12 de julho a 02 de agosto de 2017

Onde:  www.fsm2018.org

Regulamento:

  O Edital – Atenção novo prazo: 02/08/2017

 

Mais informações sobre o concurso:

E-mail: forumsocialmundial@fsm2018.org

Notícias sobre o FSM 2018 – Salvador

E-mail: info@fsm2018.org

 

Atendimento à Imprensa

Ana Paula de la Orden: 71 99277.1624
Glenda Lima: 71 98723.5841

Release atualizado dia 19 de julho, para inclusão de prorrogação do prazo de inscrições

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Contato

Deixe uma mensagem e etornaremos o mais rápido possível. You can send us an email and we'll get back to you, asap./puede enviarnos un correo electrónico y nos comunicaremos con usted lo antes posible./vous pouvez nous envoyer un email et nous reviendrons vers vous, dès que possible.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account