Map Unavailable

Title Educação, ciência e tecnologia: por uma alternativa anticapitalista

Axe - Territory

Slogan No right less!

Descrição / Relato

O FSM ocorre numa conjuntura de aprofundamento dos ataques que o capital faz contra a classe trabalhadora no Brasil e no mundo: retirada de direitos, demissões, reformas antipopulares, terceirização, precarização, sucateamento dos serviços públicos, entre outros. Mas uma conjuntura também marcada pela brava resistência dos trabalhadores, das trabalhadoras e dos setores oprimidos aqui em nosso país e em inúmeros países do mundo. Para dialogar com a conjuntura de acirramento das lutas contra a agenda conservadora, A proposta de educação do Andes-SN aponta para uma educação que se  fundamentam no Padrão Unitário de Qualidade que compreende: o Ensino público e gratuito, democrático, laico e de qualidade para todos; A autonomia Didática-cientifica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial;  na democratização interna e liberdade de organização; na dissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e na condição de trabalho aos docentes. (ANDES, 2013, p.50). Entendemos que os ataques à educação pública, se dão por meio da privatização, entre outras medidas, que ocorrem dentro dos institutos e universidades públicas, agora legitimados pelo Marco de Ciência, Tecnologia e Inovação (Lei 13.243/2016).  Esta legislação institucionaliza formas não clássicas de privatização, como o compartilhamento da estrutura física, de trabalhadores – docentes, técnicos-administrativos e estudantes bolsistas – com o setor privado, bem como a cessão do patrimônio intelectual desenvolvido nas universidades e institutos públicos, com recursos da União. Posto dessa forma o Andes propõe um debate que busque a unidade na luta para combater o desmanche da Universidade brasileira em face da contrareforma conservadora que tem por objetivo a reprodução do capital.

Combater a privatização que se dá por dentro dos institutos e universidades públicas, agora legitimados pelo Marco de Ciência, Tecnologia e Inovação ( Lei 13.243/2016).  Esta legislação institucionaliza formas não clássicas de privatização, como o compartilhamento da estrutura física, de trabalhadores – docentes, técnicos-administrativos e estudantes bolsistas – com o setor privado, bem como a cessão do patrimônio intelectual desenvolvido nas universidades e institutos públicos, com recursos da União.

O ANDES-SN tem feito ampla campanha de divulgação dos impactos negativos do novo marco regulatório para a Ciência e Tecnologias públicas, tendo como referência a cartilha “Marco Legal de C&TI – Riscos e consequências para as universidades e para a produção científicas no Brasil”, que será apresentada nesta atividade do Fórum Social Mundial.

Data/hora
Date(s) - 16/03/2018
16:00 - 19:00 .


Contato

Deixe uma mensagem e etornaremos o mais rápido possível. You can send us an email and we'll get back to you, asap./puede enviarnos un correo electrónico y nos comunicaremos con usted lo antes posible./vous pouvez nous envoyer un email et nous reviendrons vers vous, dès que possible.

Sending

Log in with your credentials

or    

Forgot your details?

Create Account