Title Ma Vue
Axe - Territory
Slogan Se morar é um privilégio ocupar é um direito!
Descrição / Relato
Proponentes: Bianca Fernandes Silva e Roberval Lacerda Silva
Orientador: Francisco de Paula Barretto
Ma Vue
Com o intuito de provocar e dar continuidade à discussão sobre o avanço imobiliário em áreas históricas de patrimônio da humanidade e as altas construções em regiões próximas as praias, o gameart “Ma Vue” é um recorte satírico sobre o caso do prédio “La Vue” que envolveu o ex-ministro, Geddel Vieira, acusado de usar sua posição no Ministério para pressionar o ministro da cultura a liberar a construção do prédio embargado pelo IPHAN.
O gameart “Ma Vue” provoca o jogador (interagente) a pensar sobre o avanço imobiliário em praias de Salvador. Nessa obra nosso personagem tem como objetivo conseguir desviar-se dos prédios que nascem na praia e que vão em sua direção. Os prédios são lançados por meio do grito do ex-ministro Geddel Vieira (caricaturado) fazendo uma referência ao caso do Edifício La Vue, representando assim, a expressão “ganhar no grito” comumente usada por pessoas em uma posição de maior poder para intimidar outros com poder político inferior.
Essa obra contém cenário das praias de Salvador e sua trilha sonora remete a jogos antigos com o intuito de entreter o jogador a partir de um estilo de game clássico e com gráficos em 2D. O personagem apenas foge dos prédios, essa opção foi tomada para representar a sensação de impotência que se tem frente aos mandos e desmandos da classe política que utiliza-se de meios ilegais e/ou imorais para defender interseções particulares ocupando cargos públicos.
A expressão e nome do gameart, “Ma Vue”, em uma tradução livre do francês significa “Minha Visão” e foi utilizado estrategicamente para lembrar o nome do edifício “La Vue” que numa tradução livre, também do francês, significa “A Visão”. A “Minha Visão” que o game propõe é a visão da maioria da população soteropolitana na parte inferior dos prédios evidenciando a visão de baixo frente as grandes construções da cidade, por esse motivo nosso personagem não traz características definidas, para que possa representar essa grande parcela da população além de uma proximidade maior com o interagente.
Data/hora
Date(s) - 15/03/2018 - 16/03/2018
18:30 - 21:00
.