Map Unavailable

Title Oficina de Teatro do Oprimido

Axe - Territory

Slogan definir, Art before it’s too late

Descrição / Relato

O Teatro do Oprimido é uma Poética idealizada e desenvolvida no década de 60, pelo brasileiro já falecido em 2009, Augusto Pinto Boal. A proposta que pretendemos desenvolver no Fórum Social Mundial, se inscreve enquanto um trabalho de arte com dimensões políticas e sociais, que tem por objetivo principal, discutir e refletir sobre opressões reais trazidas pelos participantes. De carater teórico-prático, o trabalho fará uma abordagem a partir dos jogos e exercícios da poética, com objetivo de desmescanizar o corpo. As técnicas do Teatro Imagem e Teatro Fórum serão os mecanismos cênicos para travarmos a discussão sobre as opressões.
A oficina está planejada da seguinte forma: no turno da manhã, iniciaremos esse primeiro tempo com um trabalho de alongamento corporal, em seguida faremos um aquecimento a partir dos jogos e exercícios da Poética do Oprimido para desmecanizar os corpos. Finalizaremos o turno da manhã com a exposição sobre a biografia de Augusto Boal. No turno vespertino iniciaremos com a dinâmica de dividir a turma em pequenos grupos para que cada um possa contar uns para os outros histórias de opressões que tenham vivido. Faremos uma seleção de algumas histórias, encenaremos utilizando as técnicas do teatro fórum e imagem. Em seguida faremos um fórum relâmpado com pelo menos uma das histórias contadas de opressão convidando todos e todas que quiserem participar deste fórum.
Encerraremos com uma roda de conversa sobre o processo, em que poderemos avaliar e falar livremente sobre a experiência vivênciada.

Súmula Curricular

Taína Assis Soares

Doutoranda em Artes Cênicas, pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia – (PPGAC/UFBA). Mestre em Artes Cênicas (2014) pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia – (PPGAC/UFBA). Graduada em Licenciatura em Teatro (2009) pela Universidade Federal da Bahia – UFBA.
Formação interrompida no Curso de Mestrado em Dança(2010) pelo Programa de Pós Graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia – PPGDanca/UFBA e no curso Técnico Profissionalizando da Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB.
Integra a Associação Cultural Mara’arte no município de Maragojipe-Ba como Coordenadora Artística desde 2006. Multiplicadora do Teatro do Oprimido desde 2008 com formação através do Centro de Teatro do Oprimido – CTO no Rio de Janeiro.
Experiência nos Projetos Artísticos e Sociais, “Idéia Xeque – Dialogando e Teatralizando espaços de igualdade sexual” (2010/2011) financiado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia através do Fundo de Cultura e do Centro de Culturas Populares e Identitarias (CCPI) a partir do Edital no. 11/2010 CULTURA LGBT e o Projeto “A Cor dos Pontos” financiado pelo Ministério da Cultura através do edital de divulgação no 3 de 09 de Março de 2010 – Prêmio Pontinhos de Cultura 2010 no município de Maragojipe-Ba (2011/2012).
Foi monitora de Dança no Projeto Artístico do Colégio Sartre Coc na Unidade Nobel da rede de ensino privado em Salvador-Ba.
Atualmente trabalha nas redes pública e privada de ensino na cidade de salvador, atuando no primeiro segmento da Educação básica.

Data/hora
Date(s) - 15/03/2018
09:00 - 12:00 .


Contato

Deixe uma mensagem e etornaremos o mais rápido possível. You can send us an email and we'll get back to you, asap./puede enviarnos un correo electrónico y nos comunicaremos con usted lo antes posible./vous pouvez nous envoyer un email et nous reviendrons vers vous, dès que possible.

Sending

Log in with your credentials

or    

Forgot your details?

Create Account