Title Plenaria nacional do FONSANPOTMA (C
Axe - Territory Não Categorias
Slogan
Descrição / Relato
O Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Tradicionais e Matriz Africana (FONSANPOTMA) movimento autônomo foi criado, em 2011, a partir do consenso dos participantes desse segmento social, escolhidos no âmbito municipal e estadual para representá-lo na 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, realizada em Salvador.
A organização aglutina autoridades e líderes tradicionais de matriz africana, pertencentes aos troncos linguísticos BANTU, JEJE e IORUBÁ cujos ancestrais foram vítimas do regime escravo vigente no Brasil, entre os séculos 16 e 19.
O Fórum tem como missão elaborar e promover a construção de políticas públicas que contemplem soberania alimentar e nutricional, de acordo com a tradição e a cultura dos povos de matriz africana. Hoje, 5 anos depois, o FONSANPOTMA fez escalada edificante a fim de construir sistemas que assegurem a soberania alimentar e nutricional dos povos que representa, oferecendo à sociedade brasileira comida de verdade compartilhada com o sagrado.
Criado há sete anos, o Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana (FONSANPOTMA) atua em defesa e garantia dos direitos desses povos, estabelecidos na Convenção nº 169, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que os reconhece em território nacional por meio da forma organizacional, pelo sistema alimentar e pelas línguas matrizes.
Esse entendimento se dá em sintonia com o Decreto nº 6.040/2007, que instituiu a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável para os Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e embasou o primeiro plano homônimo lançado em 2012.
Ao longo desse período, o FONSANPOTMA desenvolveu várias ações em nível nacional a fim de reafirmar a sua missão, entre as quais merecem destaque: a instalação da Frente Parlamentar e a Teia em Defesa dos Povos Tradicionais de Matriz Africana, a fim de organizar o apoio no âmbito dos legislativos federal, estaduais e municipais; e a criação da COOPTMA-RS Cooperativa Estadual de Desenvolvimento Rural e Trabalho dos Povos Tradicionais de Matriz Africana, cooperativa de desenvolvimento, produção e consumo e o FUNDO SOLIDARIO UBUNTU mecanismo de credito para esse segmento da sociedade brasileira, além da moeda social GRÃO DIGITAL.
Hoje, o FONSANPOTMA está representado em 14 unidades da Federação, por meio de Fóruns Estaduais e Municipais, o que lhe assegura participação ativa em espaços de controle social em todo o Território Nacional.
Data/hora
Date(s) - 14/02/2018
08:00 - 11:00
.