Map Unavailable

Title Segurança Alimentar e Nutricional: Gênero, Raça e Juventudes

Axe - Territory

Slogan Incidência em Políticas Públicas de Segurança Alimentar e o impacto do congelamento dos gastos públicos sobre a População Negra.

Descrição / Relato

Nome da Atividade: Segurança Alimentar e Nutricional: Gênero, Raça e Juventudes

Eixo: Ancestralidade, Terra e Território

Proponentes: Giselle dos Anjos Santos, Débora Evellyn Olimpio, Lizia de Oliveira Carvalho, Ugo Felicia Edu e Ana Luísa Machado de Castro.

Organizações: REDESSAN (Rede de Mulheres Negras para Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional) e CEERT.

As mulheres são as detentoras do patrimônio imaterial histórico e cultural, ou seja, são as guardiãs da memória cultural alimentar de um povo, resgatando e preservando os padrões alimentares e culturais da tradição dos paíse do Eixo Sul-Sul. Apesar disso, são inúmeros os indicadores sociais que constatam que a desigualdade racial e de gênero aparecem como um fator preponderante de geração de insegurança alimentar e que, portanto, contribui para a fragilidade da situação socioeconômica da população negra em geral, e das mulheres negras, em especial. A situação socioeconômica precária em que vive a mulher negra é a expressão da violação dos diversos enfoques dos Direitos Humanos, como o direito à moradia, direito ao meio ambiente sadio, direito à educação e o mais fundamental dos direitos humanos, o direito a uma alimentação adequada, com qualidade e quantidade suficiente, respeitando sua diversidade cultural e sem comprometer o acesso a outras necessidades básicas.

Objetivo:
Debater as correlações entre o tema da Segurança Alimentar e Nutricional com os marcadores de gênero, classe, raça e geração, considerando especialmente a experiência de jovens mulheres negras, na perspectiva do tema da alimentação e terra, território e territorialidade. Neste sentido, será apresentado o quadro de insegurança alimentar vivido por este grupo, considerando o processo recente de mudanças na área das políticas públicas de combate à fome nos países do Sul. Além disso, visamos aprofundar a reflexão , o debate, formulação de propostas, a troca de experiência e a articulação para ações eficazes em prol da redução da insegurança alimentar vivida pela juventude.

Metodologia:
A partir de 5 temas geradores relacionados à insegurança alimentar, utilizaremos expressões artísticas como teatro, música e elementos culturais para criarmos uma instalação de arte. As participantes irão conhecer o espaço, com um tempo para identificação do tema e reflexões. Logo após, iniciaremos uma roda de conversa para discutirmos estratégias para o combate a insegurança alimentar da juventude do eixo Sul-Sul.

Materiais necessários:
– 30 folha A4 rascunho; canetões; papel kraft
– 01 unidade: biscoitos a base de milho, baconzitos, milho enlatado, sucrilhos, biscoito recheado.
– maça, pera, kiwi, manga
– Sementes crioulas de milho
– Sala, Gualpão ou Tendas

Data/hora
Date(s) - 16/03/2018
11:00 - 13:30 .


Contato

Deixe uma mensagem e etornaremos o mais rápido possível. You can send us an email and we'll get back to you, asap./puede enviarnos un correo electrónico y nos comunicaremos con usted lo antes posible./vous pouvez nous envoyer un email et nous reviendrons vers vous, dès que possible.

Sending

Log in with your credentials

or    

Forgot your details?

Create Account