Titulo Roda de conversa: “Grilagem na Bahia: identificação, enfrentamento e responsabilização”
Tema - Territorio
Lema Demarcación, Ya, Ocupar Resistir e Produzir
Descrição / Relato
A grilagem de terras é um dos graves problemas da realidade agrária baiana. Apesar de sua origem ser remota e estar associada, em geral, a práticas arcaicas de expropriação da terra por grandes fazendeiros, o fenômeno continua bastante atual e é promovido por sujeitos, que comumente representam a ideia de modernidade, como as empresas do agronegócio no Oeste baiano, de celulose no Extremo Sul e os empreendimentos para geração de energia eólica no Norte da Bahia, dentre outras.
Com o aumento, nos últimos anos, dos estímulos estatais para avanço da fronteira agrícola e desenvolvimento de grandes projetos de infraestrutura, a prática da grilagem tem ganhado novo folego no atual contexto baiano, gerando e acirrando sucessivos conflitos de terra e ameaçando, sobretudo, comunidades tradicionais de fundo e fecho de pasto, quilombolas, geraizeiras, pescadores artesanais etc. Por outro lado, sua identificação tem sido cada vez mais difícil, pois a prática tem se sofisticado, envolvendo complexas técnicas de falsificação e redes de relações entre agentes privados e públicos.
Preocupada com esse cenário a AATR resolveu retomar as publicações sobre grilagem de terras no estado, com a publicação seriada chamada de “No Rastro da Grilagem”. No primeiro número analisamos 09 casos de grilagens de terras no estado, destacando a diversidade de técnicas de falsificação utilizadas e de sujeitos envolvidos nos procedimentos. O nosso desafio agora é garantir que os resultados dessas análises sejam socializados nessa roda de conversa , estimulando o aprofundamento do debate sobre o tema e a construção de estratégias de enfrentamento ao problema.
Data/hora
Date(s) - 17/03/2018
10:00 - 12:00
.