Titulo Feira de Economia Solidária. Horta Orgânica do Cárcere
Tema - Territorio
Lema #avidanaoemercadoria, #hortadocarcere, La vida no es mercancía, Horta do Cárcere Semear de Dignidade em Vidas Presentes e Olhares Futuros
Descrição / Relato
A atividade Horta do Cárcere é realizada na Unidade do sistema prisional da comarca de Salvador Colônia Lafayete Coutinho, pensado originalmente como uma colônia agrícola, e se localiza no bairro de Castelo Branco. Essa unidade caracteriza-se, no contexto do cumprimento da pena, como a porta aberta do sistema, ou seja, é o momento último do processo através do qual o custodiado prepara-se para viver sua vida extra-muros. Ao mesmo tempo que é avaliado de tal possibilidade, cabe ao Estado, em sua missão do fundamento da ressocialização, preparar esse custodiado, não apenas para sua liberdade, mas a condição material, laboral, para o exercício dessa liberdade. O IPCDH adotamos o conceito de Agroecologia consistente em aplicar princípios de maneira diferenciada da agricultura hegemônica, adequados à realidade local, valorizando e tomando como ponto de partida e inter-relacionando técnicas cientificas e o conhecimento empírico dos atores sociais envolvidos na produção, nesse caso da HORTA DO CARCERE, adaptado aos trabalhadores custodiados e já envolvidos na produção agrícola nos municípios de origem. Trata-se pois agroecologia como uma concepção sócio política do trato com a terra a partir de uma convivência humana e emancipadora em um lavrar dialético de transformação, resgate e preservação dos homens e da natureza, considerando os aspectos históricos dos sujeitos que a transforma e do meio que o acompanha. Um labor da terra que se desenvolve dentro dos marcos dos saberes e conheceres coletivo, popular e científico, na procura de preservar, construir e reconstruir a vida da terra e dos homens a partir de uma perspectiva coletiva solidária que pressupõe a superação sócio metabólica do capital. O homem a produzir alimentos e a laborar a terra em paz e em busca da real felicidade coletiva, politicamente organizado, em um caminhar transformador, onde os frutos são para todos, são alimentos a produzir uma economia revolucionaria.
Horta do Cárcere abarca esta concepção, pois resgata e transforma os homens e a natureza em uma perspectiva humanizadora metabólica, considerando os saberes científicos, populares e coletivos, as experiências dos de dentro e dos de fora, comunga os saberes do campo com os da cidade, na Horta do Cárcere os frutos são divididos entre aqueles que produzem e o construir do alimento alimenta a solidariedade e a coletividade, gerando dignidade e vida, onde preserva, transforma, resgata e mostra que um outro caminho é possível. Aqui os meios são limitados e as necessidades também, a emancipação o caminho a caminhar.
Data/hora
Date(s) - 14/03/2018 - 16/03/2018
09:00 - 12:00
.