Tema - Territorio
Lema #avidanaoemercadoria, La vida no es mercancía
Descrição / Relato
O Memorial Chico Mendes é uma organização de assessoria técnica do movimento social extrativista brasileiro, há mais de 20 anos atuando na agenda de desenvolvimento sustentável do Conselho Nacional das Populações Extrativistas – CNS que luta na defesa dos direitos sociais dos extrativistas, na conservação do meio ambiente, na valorização do legado das ideias, na luta de Chico Mende, promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades extrativistas da Amazônia e de outras regiões do Brasil. O foco de suas ações é o apoio ao fortalecimento da organização de povos da floresta, na execução de projetos impactantes e na influência sobre as políticas públicas regionais e nacionais.
Desde 2014 em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social – MDS implementa nas comunidades extrativistas da Amazônia, a “Tecnologia Social: Sistema de Acesso à Água Pluvial Multiuso para o Consumo das Comunidades Extrativistas da Amazônia”, que consiste na captação de água da chuva e sistema complementar (água do rio ou poço artesiano) com tratamento de água. Atualmente são mais de 3.300 famílias extrativistas participantes, em 10 RESEXs localizadas nos Estados do Amazonas, Pará, Amapá e Acre. A Fundação Banco do Brasil – FBB é outro parceiro social que disponibiliza recursos para a replicação das tecnologias sociais em mais 2 RESEXs no Estado do Amazonas.
Tecnologia Sociais
É um sistema de captação de água da chuva, do rio ou poço artesiano com tratamento, que proporciona a cada família participante, abastecimento de água para o consumo humano em quantidade, qualidade e acessibilidade que garante um alto grau de beneficio a saúde, saneamento, bem estar e privacidade a família. Para isso, são instalados um banheiro com fossa, chuveiro, pia lavatório, vaso sanitário com caixa acoplada e, do lado externo, uma pia grande de cozinha para limpeza e preparo dos alimentos e outros fins de higienização.
Sistema Autônomo
É constituído por captação de água de chuva do telhado, dispositivo de descarte da primeira água da chuva, um reservatório individual elevado (1.000 litros), um reservatório complementar (5.000 litros) e o banheiro com a instalação de 3 pontos de uso da água, e mais um ponto na pia de cozinha
Sistema Comunitário
É composto por captação de água de fonte complementar (rios ou poço artesiano), tratamento simplificado, reservatório comunitário de 15 mil litros e rede de distribuição de água às residências. Além de reservatório familiar (1.000 litros) que capta água da chuva do telhado. Inclui também banheiro familiar com a instalação de 3 pontos de uso da água, e mais um ponto na pia de cozinha.
Etapas de Implementação
1. Mobilização, seleção e cadastramento das famílias participantes no SIG Cisterna; 2. Capacitação dos componentes físicos e de Saneamento e Saúde Ambiental e 3. Construção dos Componentes Físicos da Tecnologia Social.
Principais resultados
Apesar de estarem localizadas em uma região abundante em quantidade de água, em alguns períodos às comunidades da Amazônia, não têm acesso à água de qualidade, para o consumo humano e nem reservatório para no período de intenso verão. É essa realidade que o SANEAR AMAZÔNIA está começando a mudar com a construção e instalação de tecnologia social que capta, reserva e distribui água da chuva e sistema complementar (rios e poço artesiano) para as famílias moradoras das reservas extrativistas do Acre, Amapá, Amazonas e Pará.
. Maior consumo de água de qualidade pela família o ano inteiro sem sair de casa;
. Redução da mortalidade infantil;
. Redução de doenças e verminoses causadas por veiculação hídrica;
. Garantia participação das crianças na escola;
. Privacidade familiar, especialmente, as mulheres e crianças no uso do sanitário e
do banheiro dentro de casa;
. Mais saúde e disposição do extrativista para o planejamento da produção dos
produtos da floresta;
. Mais e melhor asseio familiar no espaço da casa;
. Melhoria do saneamento básico nas comunidades.
Data/hora
Date(s) - 15/03/2018
09:00 - 12:45
.