Carte non disponible

Titre Formação: Economia Solidaria na Cultura e Educação

Thème - Territoire

Slogan

Descrição / Relato

APOSTILA DE FORMAÇÃO – A Cultura Contemporânea: Economia Solidária uma Contraposição a Indústria Criativa.
É um projeto de formação a nível técnico e científico que se utiliza de todas as tecnologias de informação para pesquisar e refletir sobre o processo histórico da Industrialização da Cultura no Brasil e no Mundo. -Como ocorreu? – Sua Origem e o processo Político Industrial Brasileiro. Quando Corporações Financiam o Ativismo Social- Os aspectos dos Movimentos Sociais e os Desafios e Trajetórias da Mulher Preta na Economia Solidária e Social. Origem -Matriarcal Africana, -Desafios da Mulher Preta no Brasil, – Partindo para o entendimento do Comércio Justo e Solidário, pela Economia Solidária – Como Práxis Pedagógica Moacir Gadotti. – Os Princípios Jurídicos das Relações Internacionais do Brasil. – O alcance da Economia Solidária e dos direitos do Jovem no Estatuto da Juventude. – Economia Solidária aspectos históricos dessa Contraposição. – A Origem da Economia Social e Cooperativa em Contraposição a Revolução Industrial. – Finanças Solidárias, – Redes Solidárias, – A Cultura Contemporânea.
Justificativa:
No âmbito da ONU o Estado Brasileiro estabelece o Decreto Nº 7.037 de 21 de Dezembro de 2009 atualizado pelo Decreto Nº 7.177 de 12 de maio de 2010 criando o Programa Nacional de Direitos Humanos, no Eixo II Desenvolvimento e Direitos Humanos. A Economia Solidária esta como base para Metas do Milênio, contextualizada no Fórum Social Mundial, traz a construção da Lei Nº 12.852, de 5 de agosto de 2013 Estatuto da Juventude, Capitulo II Dos Direitos dos Jovens Seção III Do Direito à Profissionalização o Trabalho e à Renda Artigo 15, dispõe a Economia Solidária.
Lei nº 12.368 de 13 de dezembro de 2011 – Dispõe sobre a criação da Política Estadual de Fomento à Economia Solidária no Estado da Bahia e do Conselho Estadual de Economia Solidária.
Art. 4º – São instrumentos da Política Estadual de Fomento à Economia Solidária: III – inclusão de conteúdo atinente à Economia Solidária de forma transversal e multidisciplinar nas atividades extracurriculares da rede estadual de ensino e seus respectivos projetos políticos pedagógicos nos diferentes níveis e modalidades de ensino;
Art. 10 – O agente executor da Política Estadual de Fomento à Economia Solidária será o Estado da Bahia, por meio de seus órgãos e entidades. Parágrafo único – Para a execução da Política Estadual de Fomento à Economia Solidária poderão ser firmados convênios, acordos de cooperação, ajustes ou outros instrumentos congêneres com órgãos e entidades da Administração Pública Federal ou dos Municípios, com organizações da sociedade civil e entidades privadas, na forma da legislação pertinente.
Objetivo:
A Socioeconomia Solidária e Social e o Comércio Justo e Solidário têm como objetivo de disciplinar a organização e o funcionamento das relações de trabalho e sociais como um todo, de maneira moderna, buscando a superação dos desafios impostos pela incorreta compreensão dos princípios e valores do cooperativismo e da autogestão, tanto no âmbito dos contratantes (da iniciativa privada ou do governo), quanto na visão dos fiscalizadores pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A Apostila de Formação e Introdução cumpre os Objetivos da Práxis Pedagógica e do Plano Político Pedagógico que possibilita entender os horizontes da Economia Solidária na Cultura e Educação, através de planejamento – Fomento de Interesse e Responsabilidade Sociocultural – Ecopolo Monte Zion FIRSC.
Público Alvo:
Educadoras (es), Produtoras (es), Estudantes, Artistas, Instituições e Movimentos Popular, Social e Ambiental.
Metodologia de Formação
Proposta de Cronograma, podendo ser realizadas em mais dias para possibilitar maior diálogo:
Período da Manhã
8:30 às 9:00 – Café da Manhã e Inscrição da Lista de Presença.
9:00 às 9:20 – Abertura com Poema e Apresentação da Metodologia do dia da Apostila de Formação Ecopolo Monte Zion.
9:20 às 10:00 – Indústria Cultural Brasileira. O Processo Histórico da Industrialização do Simbólico. Como ocorreu e sua origem. Desenvolvimento Industrial Brasileiro. Aspectos desse retrato.
10:00 às 11:30 – Exibição do Documentário: Servidão Moderna (Analise Mundial) – “Globalização O Mundo Visto do Lado de Cá” – Milton Santos. (Analise Brasileira perante o mundo).
11:30 à 12:00 – Dialogo da primeira Leitura do Mundo.
12:00 às 13:00 – Almoço.

Período da Tarde
13:00 às 14:00 – Desafios e Trajetórias da Mulher Negra na Economia Solidária e Social. Vincular o Movimento do Comércio Justo à Proposta de Economia Solidária – Como Práxis Pedagógica Moacir Gadotti. Os Princípios Jurídicos das Relações Internacionais do Brasil. Estatuto da Juventude seus Direitos na Economia Solidária.
14:00 às 14:30 – Coffe Break.
14:30 às 15:30 – Economia Solidária aspectos históricos dessa Contraposição.
A Origem da Economia Social e Cooperativa em Contraposição a Revolução Industrial. A Cultura Contemporânea.

15:30 às 16:50 – “Documentário A Cor do Trabalho”.
“Representa algo de novo e esperançoso para o futuro da Educação Popular da América Latina e para uma nova ordem Econômica Mundial. Paulo Freire”.

Ecopolo de Produção Cultural e Desenvolvimento Socioambiental Monte Zion
Projeto de Cooperativa de Cultura e Educação Solidária
E-mail: montezioncooperativadecultura@gmail.com
Facebook: Ecopolo Monte Zion
Tel: (73) 9.8828-7896 Rafael Torres
Tel: (73) 9.8844-1052 Juliana Queiroz

Data/hora
Date(s) - 14/03/2018
ALL DAY .


Contato

Deixe uma mensagem e etornaremos o mais rápido possível. You can send us an email and we'll get back to you, asap./puede enviarnos un correo electrónico y nos comunicaremos con usted lo antes posible./vous pouvez nous envoyer un email et nous reviendrons vers vous, dès que possible.

En cours d’envoi

Vous connecter avec vos identifiants

ou    

Vous avez oublié vos informations ?

Create Account