Carte non disponible

Titre Painel mulheres negras da amazônia: rasgando fronteiras fronteiras visiveis e invisiveis

Thème - Territoire

Slogan Un Monde sans Racisme, Intolérance et Xénophobie, Vida Negras Importam

Descrição / Relato

O grande desafio para as redes e organizações de mulheres negras amazônicas e pensar em alinhar as questões de gênero, raça e classe social nos projetos de desenvolvimento da Região Amazônica preservar os saberes das Mulheres das Florestas. As discrepâncias, os contrastes na Amazônia, embora muito ligados às desigualdades inter-regionais, sócio-raciais e de gênero, não se deve deixar de assinalar que, em muitos lugares, a defesa das tradições culturais podem agregar outros aspectos.
As motivações são várias, a vontade de unir o pensamento das mulheres negras da Amazônia, as aflições, os sonhos, os desafios. Porque as mulheres negras da Amazônia, assim como as mulheres negras de outras regiões do Brasil também tiveram suas avós e mães violentadas, assim como enfrentam cotidianamente o racismo. Neste contexto,a questão da mulher negra, vítima da violência de gênero, tendo em vista que a formação da sociedade brasileira se deu enraizada no sexismo e no racismo, onde tais elementos não são isolados e sim se interpenetram na lógica perversa da violência estrutural. Nossas ações são voltadas por uma Amazônia sustentável e democrática, pela ampliação e concretização dos direitos humanos, econômicos, sociais, culturais e ambientais (DHESCAS) de quem nela Habita.
O processo de organização e realização da Marcha das Mulheres Negras contra o Racismo, a Violência e pelo Bem Viver, em 18 de novembro de 2015, que concentrou mais de 50 mil mulheres negras, em Brasília, demonstrou não só a importância de se garantir visibilidade tanto da luta quanto a da disposição deste segmento, que almeja participar como protagonista das decisões que envolvem o todo do país. As “corajosas da floresta” acreditam que o processo de construção da Marcha tenha sido talvez, mais importante que a própria Marcha. Indica para nós a culminância e o recrudescimento da luta contra o racismo, machismo/sexismo, pobreza e por um viver baseado em um modelo econômico includente e não predador da natureza humana e não-humana. Então, mesmo num panorama de dificuldades políticas e/ou justamente por isso, será importante não deixar que a mobilização conseguida com a Marcha das Mulheres Negras 2015 caia num vazio.

Data/hora
Date(s) - 14/03/2018 - 15/03/2018
ALL DAY .


Contato

Deixe uma mensagem e etornaremos o mais rápido possível. You can send us an email and we'll get back to you, asap./puede enviarnos un correo electrónico y nos comunicaremos con usted lo antes posible./vous pouvez nous envoyer un email et nous reviendrons vers vous, dès que possible.

En cours d’envoi

Vous connecter avec vos identifiants

ou    

Vous avez oublié vos informations ?

Create Account