Désolé, cet article est seulement disponible en Portugais Brésilien et Espagnol Européen. Pour le confort de l’utilisateur, le contenu est affiché ci-dessous dans la langue par défaut du site. Vous pouvez cliquer l’un des liens pour changer la langue du site en une autre langue disponible.

Representantes de entidades e organizações sociais do Coletivo Brasileiro do Fórum Social Mundial 2018 (FSM 2018), em Salvador, se reuniram na tarde de terça-feira (24), no auditório da APLB Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) para a primeira plenária após os encontros internacionais ocorridos de 15 a 19 de outubro, na cidade que será sede do evento mundial no próximo ano.

O lançamento oficial do FSM foi feito dia 16, juntamente com a abertura do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e deu início a um seminário preparatório do FSM 2018, com dois dias de debates (17 e 18). Sete mesas reuniram diferentes organizações do processo de construção do FSM 2018, onde discutiram temas da conjuntura atual que vão desde a as mudanças no mundo do trabalho às artes e mídia que hoje são alvos de censura, passando pela integração regional, na América Latina e na África, lutas das mulheres e intolerâncias na sociedade.

Para os participantes, apesar das dificuldades enfrentadas para a realização dos eventos com poucos recursos e dependente do envolvimento de voluntários na organização e produção, o Seminário foi bem sucedido e teve um saldo positivo na mobilização, comunicação e participação do público. O seminário gerou interesse da comunidade acadêmica participante do Congresso da UFBA e de organizações da sociedade civil que encheram o auditório nas diversas mesas e participaram ativamente dos debates. Houve, também, uma grande procura do público por informações, cartazes e folders sobre o FSM 2018 e dos estudantes que se integraram ao programa de voluntariado para a edição mundial de 2018.

Uma reunião do Conselho Internacional foi realizada na mesma semana, na UFBA, nos dias 15 e 16 de outubro, com mais de 40 lideranças de movimentos e organizações sociais nacionais e internacionais para indicar os eixos orientadores de resistências e lutas presentes na preparação do FSM 2018, que ocorrerá de 13 a 17 de março de 2018.

Integrantes do Grupo Facilitador devem apresentar os encaminhamentos resultantes das resoluções da Reunião do CI e os indicativos dos eixos na próxima plenária do Comitê Brasileiro na Bahia, marcada para 8 de novembro, às 17h, em local ainda a ser definido.

Glenda Lima

Foto: Stella Oliveira

Comunicação Compartilhada do FSM 2018

0 Commentaires

Laisser une réponse

Votre adresse de messagerie ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *

*

Contato

Deixe uma mensagem e etornaremos o mais rápido possível. You can send us an email and we'll get back to you, asap./puede enviarnos un correo electrónico y nos comunicaremos con usted lo antes posible./vous pouvez nous envoyer un email et nous reviendrons vers vous, dès que possible.

En cours d’envoi

Vous connecter avec vos identifiants

ou    

Vous avez oublié vos informations ?

Create Account