PROGRAMA FSM NO AR # 21 – Quadro a Quadro
1. AÇÃO GLOBAL ANTI –DAVOS E A DEMOCRACIA EM “CHEQUE” EM PORTO ALEGRE;
2. MULHERES NO RAP DURANTE O FÓRUM SOCIAL MUNDIAL;
3. O PAPEL DO PROTAGONISMO E A INSERÇÃO DA JUVENTUDE NA CONSTRUÇÃO POR UM MUNDO MELHOR;
4. POPULAÇÃO INDÍGENA NOS PREPARATIVOS PARA O FSM.
CONVOCADO PELA SOCIEDADE CIVIL, O ATO ANTI-DAVOS E PELA DEMOCRACIA REAFIRMOU, EM PORTO ALEGRE, NO ÚLTIMO DIA 23, O LUGAR ESTRATÉGICO DO FÓRUM SOCIAL MUNDIAL (FSM 2018) PARA O ENCONTRO DAS FORÇAS POLÍTICAS E SOCIAIS NO MOMENTO DE TAMANHA GRAVIDADE NO PAÍS. A AÇÃO ACONTECEU EM MEIO A EFERVECÊNCIA NA CAPITAL GAÚCHA, ÀS VÉSPERAS DO JULGAMENTO DE LULA.
OUÇA AGORA A FALA DE ABERTURA DE MAURI CRUZ, DA ABONG E DO GRUPO FACILITADOR DO FSM.
A AÇÃO GLOBAL ANTI–DAVOS FOI PROMOVIDA PELO FSM EM PORTO ALEGRE E DENUNCIOU VIOLAÇÕES DA DEMOCRACIA NO BRASIL E NO MUNDO E DEFENDEU LULA. INTEGRANTES DE ORGANIZAÇÕES SOCIAIS E LIDERANÇAS POLÍTICAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS ESTIVEREM PRESENTES NO ATO, ENTRE ELES, O SENADOR ROBERTO REQUIÃO. OUÇA!
A PRESIDENTA DA UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES (UNE), MARIANA DIAS, REPRESENTOU A JUVENTUDE EM RESISTÊNCIA E FALOU DA IMPORTÂNCIA DA REALIZAÇÃO DO ATO PROMOVIDO PELO FSM, O ESTADO DE EXCEÇÃO VIVIDO NO BRASIL E O APOIO A LULA.
DURANTE A AÇÃO ANTI-DAVOS,O LÍDER DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES SEM TETO (MTST), GUILHERME BOULOS, ENFATIZOU A PERSEGUIÇÃO E O JULGAMENTO DO EX-PRESIDENTE LULA COMO EXTENSÃO DO GOLPE E DESTACOU A RETIRADA DE DIREITOS DO POVO BRASILEIRO.
ALICE PORTUGAL, DEPUTADA FEDERAL BAIANA, FALOU DA RELEVÂNCIA DA PRÉVIA DO FSM EM PORTO ALEGRE E CRITICOU A CONCENTRAÇÃO DAS GRANDES RIQUEZAS NA MÃO DE POUCOS, REFERINDO-SE AO SISTEMA NEOLIBERAL.
FERMENTAR IDEIAS E CRIAR FERRAMENTAS DE LUTA, ASSIM O EX-GOVERNADOR DA BAHIA, JACQUES WAGNER, FRISOU A PARTICIPAÇÃO DAS LIDERANÇAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS PRESENTES NO ATO A PARTICIPAREM DO FÓRUM SOCIAL MUNDIAL, EM SALVADOR.
PARA ELIANE MOURA, DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM-TERRA (MST), A ORGANIZAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA É O CAMINHO PARA O ENFRENTAMENTO DOS PROBLEMAS E ULTRAPASSAM AS LIMITES GEOGRÁFICOS.
O SENADOR PAULO PAIM ENFATIZOU A PARTICIPAÇÃO EM MASSA DA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL NO ATO ANTI-DAVOS E NO JULGAMENTO DE LULA EM PORTO ALEGRE.
MANUELA D’ÁVILA, DEPUTADA FEDERAL INICIOU A SUA FALA FAZENDO UMA RETROSPECTIVA SOBRE A CONSTRUÇÃO DO FSM, EM PORTO ALEGRE E RESSALTOU OS JOGOS DE PODERES.
LETRAS FORTES, QUEBRA DE BARREIRAS CONTRA O RACISMO, O MACHISMO E AS OPRESSÕES. AS MULHERES NO RAP E AS SUAS CRIAÇÕES TRAZEM RIMAS DE FORMA DELICADA, AGRESSIVA E INTELIGENTE, DE VALORIZAÇÃO E EMPODERAMENTO FEMININO. ELAS VÃO SE MANIFESTAR NO FÓRUM SOCIAL MUNDIAL NA BAHIA. A EMICI (MC) TAZ MUREB FALA DO PAPEL TRANSFORMADOR E DA CONSCIENTIZAÇÃO FRENTE ÀS MULHERES.
ATOS, SHOWS CULTURAIS, ASSEMBLEIA. O GRUPO DE TRABALHO DO ACAMPAMENTO INTERCONTINENTAL DA JUVENTUDE TRAZ COMO PROPOSTA PRINCIPAL PROMOVER GRANDES DEBATES E DISCUSSÕES POLÍTICAS SOB A PERSPECTIVA E PROBLEMAS QUE ENVOLVEM OS JOVENS. AUGUSTO OLIVEIRA, DA CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES (CUT) E MEMBRO DO GT, FALA PARA O FSM NO AR, SOBRE O PROTAGONISMO DA JUVENTUDE NA CONSTRUÇÃO DE UM OUTRO MUNDO POSSÍVEL E COMO O ACAMPAMENTO INTERCONTINENTAL DA JUVENTUDE ESTÁ SENDO ORGANIZADO PARA MARÇO PRÓXIMO.
OS POVOS INDÍGENAS DA BAHIA ESTÃO SE ARTICULANDO E MOBILIZANDO SEUS TERRITÓRIOS PARA O FÓRUM SOCIAL MUNDIAL 2018. O GRUPO FACILITADOR DO FSM E A AÇÃO CURRICULAR EM COMUNIDADE E EM SOCIEDADE (ACCS), DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA REALIZARAM, NOS ÚLTIMOS DIAS 19 E 20 DE JANEIRO, A RODA DE CONVERSA NO TERRITÓRIO DE MASSACARÁ DOS ÍNDIOS KAIMBÉ, NA CIDADE DE EUCLIDES DA CUNHA, INTERIOR DA BAHIA.
O CACIQUE FLÁVIO DIAS, DA ALDEIA KAIMBÉ, DESTACOU A MOBILIZAÇÃO INDÍGENA RUMO AO FSM. PARA O CACIQUE JUVENAL, DA MESMA ALDEIA, O FSM É O MOMENTO DE UNIÃO ENTRE TODAS AS RAÇAS NA BUSCA POR UM MUNDO MAIS IGUALITÁRIO E JUSTO PARA TODOS.O OBJETIVO DO EVENTO FOI PROMOVER O DIÁLOGO ENTRE OS POVOS E VIABILIZAR A IDA DE UMA GRANDE DELEGAÇÃO DOS ÍNDIOS KAIMBÉ PARA O FÓRUM.