BAIXE AQUI A [download id=”26675″]
O Grupo Facilitador do Fórum Social Mundial 2018 já definiu a programação inicial do evento que será realizado entre os dias 13 e 17 de março, em Salvador, Bahia.
VEJA A PROGRAMAÇÃO DO FSM 2018
13 de Março de 2018
11h: Coletiva de Imprensa do Coletivo Brasileiro do FSM 2018
15h: Marcha de Abertura – Resistir é Criar, Resistir é Transformar
19h: Show/Atividades Político-culturais
14 de Março de 2018
9h: Atividades de Convergências
14h30: Atividades Autogestionadas
17h: Atividades Autogestionadas
19h30: Atividades Político-culturais
15 de Março de 2018
9h: Atividades de Convergências
14h30: Atividades Autogestionadas
17h; Atividades Autogestionadas
19h30: Atividades Político-culturais
16 de Março de 2018
9h: Assembleia Mundial das Mulheres
11h: Reunião das Relatorias
11h: Atividades Autogestionadas
14h30: Atividades Autogestionadas
15h: Assembleia Mundial dos Povos, Movimentos e Territórios em Resistências
17h: Atividades Autogestionadas
20h: Ato Político-cultural Rumo ao FAMA
17 de Março de 2018
8h30: Ágora dos Futuros (Agenda de Ações Pós-Fóruns)
9h: Atividades Autogestionadas
11h: Atividades Autogestionadas
12h: Cortejo Cultural
14h30: Atividades Autogestionadas
17h: Atividades Autogestionadas
14h às 18h: Reunião do Conselho Internacional do FSM
18 de Março de 2018
9h às 18h: Reunião do Conselho Internacional do FSM
18h: Coletiva de Imprensa do Coletivo Brasileiro do FSM 2018
Saiba o que é cada atividade
Atividades de Convergências
São atividades autogestionadas com características específicas, que acontecerão preferencialmente no período da manhã. Deverão promover o diálogo entre diferentes lutas em torno de causas comuns. O intuito é favorecer a construção de convergências e ampliar a potência das resistências. A orientação é que sejam realizadas por uma articulação de organizações e movimentos que englobem pelo menos três lutas ou causas, com participação de lideranças de pelo menos 3 países. Estas atividades poderão produzir propostas de incidência pós-FSM. Neste caso, deverão ser levadas para a Reunião de Relatorias e, posteriormente, para a Assembleia Mundial dos Povos, Movimentos e Territórios em Resistências e/ou para a Ágora dos Futuros.
Atividades Autogestionadas
As Atividades autogestionadas devem dialogar com um ou mais temas do FSM 2018, sendo realizadas sob inteira responsabilidade de seus proponentes. Trata-se de oficinas, seminários, conferências, debates, apresentações culturais, rodas de diálogos, etc. Essas atividades poderão ser organizadas de maneira a produzirem propostas de incidência pós-FSM, na perspectiva de fortalecerem resistências. Neste caso as propostas deverão ser levadas para a Reunião de Relatorias e, posteriormente, para a Assembleia Mundial dos Povos, Movimentos e Territórios em Resistências e/ou para a Ágora dos Futuros.
Assembleia Mundial das Mulheres
Momento especialmente dedicado à ampliação da visibilidade e da potência das lutas dos movimentos de mulheres. Atendendo às reivindicações destes movimentos e reconhecendo a urgência do respeito aos direitos das mulheres no mundo. Nesta edição do FSM, nenhuma outra atividade será inscrita nesta mesma manhã para que todas as mulheres presentes no Fórum possam estar presentes.
Reunião das Relatorias
A Reunião de Relatorias será um espaço onde os documentos elaborados nas diferentes atividades autogestionadas do FSM serão sistematizados e encaminhadas para a Assembleia Mundial dos Povos, Movimentos e Territórios em Resistências.
Assembleia Mundial dos Povos, Movimentos e Territórios em Resistências
Nesta Assembleia serão compartilhados os documentos produzidos nas atividades autogestionadas e sistematizados na Reunião de Relatorias, para validação ou aprimoramento.
Ato Político-cultural Rumo ao FAMA
Ato com o objetivo de ampliar a visibilidade e fortalecer a incidência do Fórum Alternativo Mundial da Água, que será realizado em Brasília, nos dias seguintes ao FSM 2018.
Ágora dos Futuros (Agenda de Ações Pós Fóruns)
Diferente das propostas de incidência pós-Fórum, que serão sistematizadas e apresentadas na Assembleia Mundial dos Povos, Movimentos e Territórios em Resistências, na Ágora dos Futuros as propostas serão compartilhadas livremente, por meio de rodas de diálogo, cartazes, manifestações artísticas, etc. Será um espaço dedicado à construção de alianças para fortalecer as resistências.
Cortejo Cultural
Encerramento simbólico do FSM 2018 que levará para as ruas uma grande caminhada com manifestações culturais de todo o mundo.
Comunicação Compartilhada do FSM 2018.
Olá, animadores da caminhada. Estou muito animada com o Fórum na Combativa Bahia e em particular em salvador.
Vivi quatro anos lá e tomei lições diárias de resistência negra e social.
Por favor não esqueçam de pautar a Tolerância Religiosa, caminhos de convergência e Respeito. Estamos fartos de tanta
inTOLERÂNCIA.
Será um fòrum marcante, com certeza. Nos encontramos lá.
===============English ======================
Hi, change makers. I am very excited about the Forum in Bahia and in particular in Salvador.
I lived there four years and took daily lessons of black and social resistance.
Please do not forget Religious Tolerance, ways of Convergence and Respect. We are fed up with so much
intolerance. It will be a remarkable forum, for sure.
We meet there.
Irmã Terezinha de Sá Barrêto Decana e Educadoura voluntária da Recid Rede de Educação Popular Cidadã, ANEPS Forte mais PICS, Mestre de Reiki, Movimentos Populares e Sociais, Movimentos e Pastorais, Terapeuta Holística das Práticas Interativas e Complementares de Saúde, POIS é Companherada estou muito animada e com muita Esperança de que o Fórum vai ser um Espaço de Discucao aonde todos possam ter Vôz e Feiz para por suas ideias e Propostas;
Irmã Terezinha de Sá Barrêto Congregação Divino Mestre, Decana Educadoura Popular Voluntária da Recid, ANEPS FORTE MAIS Pics práticas Interativas e Complementares de Saúde, Mestre de Reiki, Movimentos Populares, Sociais e Pastorais, Terapeuta Holística das Práticas Interativas e Complementares de Saúde; Pois é Companheirada, estou com muita Fé, Esperança que no Fórum Social Mundial em Salvador seja um Espaço de discrição aonde todos os Participante possam expor suas ideias e Prostas para construção de uma política social de Cidadania Livre e Democracia de Verdade aonde o nosso voto seja livre e não Obrigatorio;
Quais as Atividades Autogestionadas?
prezados e prezadas esta oculto essa atividades, se faz necessário informar para que os participantes possam já ir se direcionando para as atividades que lhe mais agrada em debater, em sugerir, em dialogar.
Oi, Fernando.
As atividades serão divulgadas nos próximos dias. Fique atento!
Acho importantíssimo oportunizar um espaço de discussões sobre as organizações não governamentais, as legislações atualizadas em especial as relações contratuais com o poder público. O que caracteriza as atividades de cunho educacional, social, saúde, segurança, cultura, etc, etc. Quais figuras juridicas ainda estão em vigor. Se contratos, convênios ou termo de fomento. Sou do Rio Grande do Sul e participarei do FSM.
Legal, Ronaldo!
Também concordo sou de Conceição do almeida BA sou presidente da Associação comunitária dos Sem teto de Conceição do almeida e sei o quanto é difícil tocar uma entidade dessa no município que os governantes não quer o povo organizados para que não atrapalhe os seus assistencialismo na bo
Olá, companheiras e companheiros sou Reginaldo Xavier , albino que corre sangue negros nas veias, tive militância durante muitos anos no MAC, Pastoral de Juventude do Meio Popular , Pastoral Operária , CEBs ,paro diretor do sindicato dos trabalhadores/as em educação (SINPROJA).Atualmente vem limitando desde 2004 na Segurança Alimentar e Nutricional e na luta pela efetivação do Direito Humano a Alimentação Adequada e Saudável . Participo do Fórum Municipal e do Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional , estou presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Jaboatão dos Guararapes e acompanho os municípios da Mata e Agreste de PE pela UFRPE com o objetivo de fortalecer o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Temho convicção que alimentação é tema transversal de todo o FSM e que tem convergência com diversas lutas . Aliás sem comida a gente não luta. Por isto a luta incansável por Comida de Verdade no Campo e na Cidade ,por Direito e Soberania Alimentar sé faz urgente .Abraços Nutritivos a todos e todas que caminham ruma a Salvador . Que os Orixás nos recebem e nos anime nesta luta .
Axé, irmão!
Gostaria de inscrever o Tema do Fórum do PREZEIS/ RECIFE
RESISTIR A ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA E PELO DIREITO À MORADIA
As inscrições de atividade vão ate domingo.
https://wsf2018.org/perguntas-frequentes/
gostaria de saber se poderei me inscrever como participante individual no local dos eventos, uma vez que tenho tentado inscrever-me pelo site indicada e não tenho obtido êxito. Será que as Inscrições Individuais pelo site oficial estão suspensas? Poderão ser feitas inscrições individuais no local dos eventos e credenciar-me para participar nas atividades convergentes e nas atividades autogestionadas?
Magno, as inscrições individuais poderão ser feitas presencialmente durante o FSM 2018, sim. Quanto as atividades poderá participar também.
olá
gostaria de saber se haverá acampamento ou alojamento.
Obrigado
Oi, Edson!
Acesse o link e saiba mais https://wsf2018.org/aberto-o-credenciamento-para-o-acampamento-da-juventude-fsm-2018/
Estou indo pela primeira vez ao FSM, representando o Fórum das Tradições Afro Indígenas de Limoeiro/PE, ha 7 meses construindo pautas de combate a Intolerancia, Discriminação e Racismo institucional, vamos em frente, Axé!!!!
Fórum Social é um espaço oportuno para se discutir, criar e apresentar propostas, gerir documentos afins, de problemas afins do nosso tempo. Espero que haja um tempo onde se discutir e buscar alternativas ou solução para o extermínio dos jovens negros, em particular em Salvador. Continua o extermínio do povo negro, assinado os jovens negros e nenhuma política, nenhum projeto para impedir essa prática desumana.
السلام
اتمنى اضافتي للاءحة للمشاركات المقيلة