Nesta quarta-feira (14), o Fórum Social Mundial sediou o lançamento do livro Enciclopédia do Golpe Volume 2 – O papel da mídia.

Livro Enciclopédia do Golpe
Com 28 textos de diferentes autores que testemunharam diferentes facetas do processo vivido pelo país, com o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, o livro focaliza o tratamento dado ao assunto pela mídia de mercado e qual foi seu papel frente à opinião pública.
A organizadora do livro, Mirian Gonçalves, disse que lançar o segundo volume no FSM têve “ uma simbologia muito grande. Lançamos a primeira edição em Porto Alegre quando o Lula foi julgado no Tribunal Regional Federal (TRF4).”
A Enciclopédia do Golpe – II reúne jornalistas, cientistas políticos, economistas, juristas e ativistas que se ocuparam em analisar o papel da imprensa. O jornalista Camilo Vannuchi falou sobre as chamadas fake news em um capítulo. “Mas percebi que o livro inteiro fala sobre isso. É impossível falar do papel da mídia nesses últimos anos sem falar das mentiras”.
De acordo com a jornalista e coordenadora do livro, Maria Inês Nassiff e também coordenadora do livro, é preciso “deixar registrado para a história o que aconteceu nesses tempos sombrios. Todos os golpes que estamos sofrendo desde 2016 foram ações conjuntas do Legislativo, da mídia e do Judiciário”.