O Grupo Facilitador do Fórum Social Mundial (FSM) 2018, vem a público refutar a reportagem veiculada na página eletrônica do jornal A Tarde, da última quarta-feira (07), que noticiou informações inverídicas sobre o evento que será realizado entre os dias 13 e 17 de março, em Salvador, na Bahia.
A primeira informação refere-se a possível presença de pessoas que não estão convidadas, como é o caso do ex-presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, e da líder francesa, Marine Le Pen, esta última, uma pessoa que professa valores diametralmente opostos aos valores defendidos pelo Fórum. Estes nomes certamente se sentirão mais à vontade no Fórum Econômico de Davos, a casa do grande capital. Já a outra informação, sobre a hipotética participação de partidos políticos, igualmente inverídica, é mais grave porque se fosse verdadeira, comprometeria a identidade de autonomia, autogestão e protagonismo das organizações e movimentos sociais mundiais, elemento constitutivo do FSM, desde sua primeira edição, em 2001.
Reiteramos que o Fórum Social Mundial é um evento da sociedade civil mundial, que se organiza de forma autônoma dos governos e de partidos, sendo um espaço plural, aberto ao debate democrático de ideias, com profundo respeito a diversidade que compõem nossas sociedades. O FSM reúne movimentos e organizações sociais de todos os continentes que se opõem ao neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo capital. Por isso, é um momento de luta e resistências. Por isso, esta edição tem como lema, “Resistir é criar. Resistir é transformar!”
Desde já, agradecemos a acolhida do povo de Salvador e da Bahia ao nosso evento e desejamos que esta edição possa contribuir para seguirmos na construção de “Um outro mundo possível!”
Grupo Facilitador do Fórum Social Mundial 2018.
Comunicação Compartilhada do FSM 2018.
Que neste momento tão especial em Salvador ,Brasil ,Américas e no mundo a humanidade seja Feliz, pois Deus quer e Nós também! conforme o Fórum Social Mundial:Criando , Resistindo e transformando conservando o meio ambiente e o respeito humano.!
Viva a luta social e popular pela construção de novos mundos possíveis. Para tanto a realização da edição de 2018 do Fórum social Mundial em Salvador / BA / Brasil, com gente de todo o mundo é de fundamental importacia.