Nós, do Coletivo Brasileiro e Grupo Facilitador do Fórum Social Mundial 2018, que está sendo construído em Salvador – Bahia, manifestamos nosso protesto e indignação com a agressão racista sofrida pela secretária de Políticas Públicas para Mulheres deste estado, Olívia Santana, quando participava como palestrante de evento realizado no hotel Catussaba, em Salvador.
Conforme vídeo que circula na internet, Olívia foi cercada e segura por uma mulher que a ofendeu e gritou que voltasse à favela, que seu lugar não seria aquele do hotel de classe média.
Nos somamos ao protesto das mulheres negras brasileiras que denunciam ser esta uma situação à qual estão submetidas diariamente no País, onde o racismo é causa de violência, exclusão, discriminação, além do extermínio da juventude negra. As mulheres negras sofrem duplamente o preconceito, causador do ódio da burguesia contra as que alçam posições de liderança e autoridade, como é o caso de Olívia Santana.
A ela, manifestamos nosso apoio. E junto com as manifestações das mulheres negras, pedimos providências das autoridades responsáveis para que esse crime não seja ignorado ou permaneça na impunidade.
Salvador, 03 de Fevereiro de 2018
Coletivo Brasileiro e Grupo Facilitador do FSM 2018