Título Exposição-performance "Não sou tuas nega"
Tema - Território
Lema Aqui ninguém vai ser escrava de ninguém, Nada sobre nós, sem nós!
Descrição / Relato
“Não sou tuas nega” surge de uma imersão in memórias ancestrais, um religare entre a força das mulheres negras sergipanas e as mulheres contemporâneas a partir de um olhar crítico/artístico sobre a condição humana das mulheres negras escravizadas no século XIX. O aprofundamento entre as linguagens corporal e fotográfica e o ambiente que é patrimônio cultural cria uma atmosfera cênica em que o corpo da bailarina/intérprete dialoga com figuras imagéticas para propor ao espectador reavivar a memória ancestral de mulheres guerreiras no espaço das ruínas da Fazenda Valverde em Laranjeiras/SE, à beira do rio Cotinguiba.
Além de retratar a não subordinação das mulheres durante a escravatura, “Não sou tuas nega” resignifica o lado desse processo histórico pouco registrado pela historiografia oficial: a resistência e o empoderamento. Com isso, o corpo em cena na instalação suscita movimentos que rementem à força da mulher em ruínas, o árduo trabalho no espaço, momentos de solitude, de revolta e de ascensão de liberdade. A apresentação revela ainda que as mulheres negaras não foram pacíficas e permissivas ao regime escravagista e à violência de gênero. Por isso, sentencia: aqui ninguém será escrava de ninguém.
A exposição-performance dura 20 minutos, dos quais aproximadamente 9 podem ser assistidos no vídeo prévio: https://www.youtube.com/watch?v=sy57AP2H34M&feature=youtu.be.
Data/hora
Date(s) - 15/03/2018
18:30 - 19:00
.