Mapa não está disponível

Título Mostra de filmes APC-BAHIA - “Resistir é Criar! Resistir é Transformar!”

Tema - Território

Lema Contra o genocídio e o encarceramento da juventude negra, GT cultura contato

Descrição / Relato

Mostra de filmes APC-BAHIA
“Resistir é Criar! Resistir é Transformar!”
FÓRUM SOCIAL MUNDIAL 2018

Datas: 14, 15 e 17 de março de 2018
Local pretendido: Sala Walter da Silveira
Horário: 19h às 22h.

Resumo da proposta:
A Mostra de Filmes APC-BAHIA irá exibir filmes de cineastas baianos que possuem em sua cinebiografias filmes que dialogam com o tema “Resistir é Criar! Resistir é Transformar!” do Fórum Social Mundial que acontecerá em Salvador de 13 a 17 de março de 2018, a Mostra acontecerá nos dias 14, 15 e 17 de março, sempre às 19h. Além das exibições dos filmes de longa e curta duração na Sala Walter da Silveira, nos Barris, haverá também debate ao final de cada sessão entre o público e os realizadores.
Descrição da proposta:
O projeto prevê a realização da Mostra de filmes APC-BAHIA, uma série de exibições seguidas de debates entre os cineastas baianos que fizeram e fazem filmes comprometidos com causas sociais e militantes, dialogando com público interessado nas ações em torno do Fórum Social Mundial que acontecerá em Salvador de 13 a 17 de março de 2018. A Mostra pretende acontecer nos dias 14, 15 e 17 de março, com início às 19h. As sessões serão na Sala Walter da Silveira com entrada gratuita.

PROGRAMAÇÃO
Programa 1
Cárcere, Direção: José Carlos Torres
Duração: 100’
Ano: 2017
Gênero: Documentário
Produtora: Mídia Mix Cinema
Contato: José Carlos Torres (71) 98821-9969 – Whatsapp
Sinopse: A partir de depoimentos de detentos e especialistas na área criminal, o documentário propõe um debate entre a sociedade e os poderes organizados a respeito do sistema prisional. O filme aborda questões como crime organizado, ressocialização, saúde mental, a mulher encarcerada, dentre outros relacionados ao universo carcerário.

Frequência Hanoi, Direção: Diego Lisboa e Daniel Lisboa
Duração: 9’ 25’’
Ano: 2006
Gênero: Documentário Experimental
Produtora: Cavalo do Cão Filmes
Contato:
Sinopse:
Em uma penitenciária baiana um interno subjuga as grades e os muros que o isolam.
Através da tecnologia sua voz ganha liberdade nas freqüências invisíveis da metrópole.

Programa 2
A Noite Escura da Alma, Direção: Henrique Dantas
Duração: 93’
Ano: 2016
Gênero: Documentário
Produtora: Hamaca Produções
Contato: hamacafilmes@gmail.com
Sinopse: A Noite Escura da Alma é um filme experimental, que aborda o período da ditadura civil e militar ocorrida no estado da Bahia e usa da linguagem do documentário e da performance na construção da história. É um filme escuro, onde a grande maioria das entrevistas foi realizada em noturnas no Forte do Barbalho, maior centro de tortura do estado. Nomes como Juca Ferreira, Lúcia Murat, Emiliano José, Theodomiro dos Santos, Renato da Silveira, entre outros, nos ajudam a contar esta necessária história.

Hip Hop com Dendê, Direção: Fabíola Aquino e Lílian Machado
Duração: 15’
Ano: 2011
Gênero: Documentário
Produtora: Obá Cacauê Produções
Contato: fabiola@obacacaue.com.br
Sinopse: Reflexo do movimento que ganha milhares de adeptos no mundo, o hip hop chega à Bahia e conquista grande parte da sua juventude periférica que mistura os elementos – grafite, break, rap, DJ, MC e o “pensamento” – com as expressões artísticas locais. Juntos descobrem formas alternativas de se comunicar e falar para aos seus, por meio de rádios comunitárias, jornal comunitário, internet e em especial o boca a boca.

Programa 3
Quilombo Rio dos Macacos, Direção: Josias Pires
Duração: 120’
Ano: 2017
Gênero: Documentário
Produtora: Marcela da Costa
Contato: jpiresneto@gmail.com
Sinopse: Filme sobre comunidade quilombola e a luta pela garantia da propriedade da terra de uso tradicional, reivindicada pela Marinha do Brasil, localizada entre os municípios de Salvador e Simões Filho. Além de denunciar graves violações de direitos humanos – direito de ir e vir e de acesso à água, saúde, educação, moradia e trabalho – o filme registra, inclusive com imagens produzidas no calor da hora pelos próprios quilombolas, conflitos e negociações visando a solução dos problemas; documenta aspectos culturais, simbólicos e características do território, como paisagens e lugares; registra memórias individuais e coletivas, traçando amplo painel de caráter etnográfico.

Território ameaçado – A luta quilombola em São Francisco do Paraguaçu, Direção: Kau Rocha
Duração: 10’
Ano: 2006
Gênero: Documentário
Produtora: Grifo.doc
Contato:
Sinopse: Documentação dos quilombolas em constantes conflitos com fazendeiros do recôncavo baiano. Este vídeo é uma nota viva de solidariedade ao Quilombo São Francisco do Paraguaçu (Cachoeira-Bahia) território de resistência e cultura negra que se encontrava ameaçado por fazendeiros da região. Foram várias investidas de policiais e jagunços armados contra a comunidade, inclusive mediante ordem judicial. Este registro compôs uma ação judicial em defesa dos quilombolas.

Objetivos da proposta:
– Incluir a exibição de filmes na programação do Fórum Social Mundial
– Exibir filmes baianos afinados com a temática do evento;
– Debater com o público questões provocadas pelos filmes

Justificativa da proposta:
Esta proposta visa a realização uma mostra de documentários de realizadores baianos, apresentando um panorama diverso em que se vê diferentes Bahias, histórias do passado e presente, mas todos filmes que cumprem um papel social de representar camadas plurais e as lutas do povo brasileiro. A curadoria da APC – BA fez a ligação dessas produções com o tema “Resistir é Criar! Resistir é Transformar!” do Fórum Social Mundial que acontece em Salvador, em março de 2018.
As obras audiovisuais selecionadas serão exibidas ao público dentro de um formato de programação que prevê a projeção de curtas e médias na Sala Walter da Silveira, no Complexo Cultural dos Barris. As exibições serão as 19h e seguidas de debate. A programação proposta será gratuita, respeitando a lotação da sala.
Para a plena execução desta Mostra é necessário o alinhamento com as deliberações do GT de Cultura do Fórum Social Mundial, e um de seus princípios é a auto-gestão do projeto que pretende integrar a

Estratégias de divulgação:
O planejamento envolverá o GT de Comunicação da APC – Bahia promovendo ações de divulgação desenvolvidas pelo grupo que envolvem assessoria de imprensa, ativação do evento nas redes sociais, Produção de vídeos de celular com os realizadores convidando o público para assistirem as sessões e participarem dos debates. As peças de divulgação criadas serão amplamentes divulgados nas redes sociais e através de parcerias com os veiculos de comunicação local, a exemplo do IRDEB, com a Rádio Educadora e a TVE.
O projeto fixa as seguintes metas:
1) Realizar três sessões de documentários baianos, curtas e longas.
2) Realizar debates com o público e os realizadores,

Data/hora
Date(s) - 14/03/2018 - 17/03/2018
19:00 - 22:00 .


Contato

Deixe uma mensagem e etornaremos o mais rápido possível. You can send us an email and we'll get back to you, asap./puede enviarnos un correo electrónico y nos comunicaremos con usted lo antes posible./vous pouvez nous envoyer un email et nous reviendrons vers vous, dès que possible.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account