Título Mulheres e futebol: caminhos, experiências e propostas
Tema - Território
Lema
Descrição / Relato
O Esporte Clube Bahia, por meio do Núcleo de Ações Afirmativas, propõe para o Fórum Social Mundial 2018 a temática do futebol. Com a atividade Mulheres e futebol: caminhos, experiências e propostas traz como sugestão a construção de um espaço de diálogo para todas as pessoas que se interessam por refletir sobre a participação da mulher no futebol.
Essa história é longa, mas também tem muitas movimentações recentes também na Bahia. Dois ótimos exemplos são: 1) a criação recende de um coletivo intitulado “As Tricoloucas” mulheres torcedoras do Esporte Clube Bahia que escolheram a arquibancada e o amor pelo clube para reivindicar e traduzir sua proximidade com o esporte; 2) A mudança estatutária inédita realizada também pelo clube, que institui a necessidade de chapas concorrentes ao Conselho Deliberativo do Clube tenham na sua composição mulheres no correspondente a 20% do total dos membros.
É diante das experiências que as mulheres têm vivenciado que essa proposta de roda de conversa se sustenta não apenas para reafirmar este momento importante para a pauta de futebol e gênero, mas também para que as mulheres possam conhecer e trocar experiências descobrindo o futebol como importante espaço que despõe do amor pelo clube, mas também, abre caminhos para outros modos de torcer, jogar e também participar da vida política do clube.
A atualidade da temática coloca a necessidade de entendermos o futebol enquanto parte fundamental de construção de nossa identidade nacional. Portanto, como parte da cultura. Espaço possível de enfrentamento das contradições e problemáticas sociais. Compartilhar experiências, criar espaços de potência e resistir certamente são palavras que percorrem as trajetórias das mulheres que fazem e fizeram do futebol seu espaço de convívio e por que não militância.
Data/hora
Date(s) - 14/03/2018
17:00
.