A partir do Centro Cultural Universitário Tlatelolco na Cidade do México, lugar simbólico de resistência culturas hispânicas e emblemática da luta estudantil de 1968 espaço, organizações e participantes no VIII Fórum Social Mundial em movimentos sociais Migração, expressamos nossa mais ampla solidariedade com caravanas de homens, mulheres, meninas e crianças de Honduras, Guatemala e El Salvador estão cruzando território mexicano para escapar da fome, a violência estrutural e múltiplas formas de deslocamento forçado a que estão sendo submetidos.
Denunciamos fortemente tentativas de bloquear, a fragmentação ea caravana contenção migrante rebut que reivindicar e violar os direitos humanos dos seus membros, colocando-os indefesos e em risco iminente colocando suas vidas.
Rejeitamos qualquer tentativa de criminalizar a migração forçada e transformar as vítimas em vitimizadoras. As causas do êxodo em massa dos centro-americanos e muitos e muitos migrantes mais forçado no mundo, que encontram a morte em seu caminho para se apegar à vida derivam de uma ordem (ou desordem) mundo capitalista, selvagem e injusta, que está passando por uma crise civilização que se expressa com sua maior crueza no sul global.
Exigimos que os Estados envolvidos cumpram suas obrigações e que as Nações Unidas garantam o pleno respeito aos direitos humanos e assistência humanitária imediata.
Apelamos a todos os movimentos sociais, sindicatos, agricultores, povos indígenas, mulheres, jovens de todo o mundo para mobilizar para expressar sua solidariedade activa com todas as caravanas e os movimentos de migrantes que lutam contra a barbárie, pela dignidade humana e a emancipação de nossos povos.
Cidade do México, 4 de novembro de 2018
Primeiras assinaturas:
- Alianza para las Américas
- Asociación Latinoamericana de Radiodifusión (ALER)
- Asian Pacific Mission for Migrants (APMM)
- Carovane Migrante
- Central Unitaria de Trabajadores (CUT, Brasil)
- Confederazzione Generale Italiana del Lavoro (CGIL)
- Congreso Nacional Palestino
- Cumbre Mundial de Madres de Migrantes Desaparecidos
- Grito de los Excluidos
- La Vía Campesina
- Espacio sin Fronteras
- Palestinian National Council
Para assinar: https://www.progressi.org/caravanas